Faro

FARO ENVOLVE EMPRESÁRIOS NA RECEÇÃO A HAIKOU

Terminou ontem a visita dos altos dignitários de Haikou, cidade chinesa com a qual Faro tem um acordo de cooperação firmado desde Maio de 2008 e que, a convite da Câmara Municipal, estiveram no nosso concelho, numa deslocação de dois dias.

Capital da Província chinesa de Hainan, Haikou é uma cidade predominantemente turística; os seus dirigentes procuravam nesta deslocação a troca de experiências e de informação, bem como a prospeção de oportunidades de negócio.

Com isto em mente, o Município preparou um programa onde incluiu sessões de trabalho com cinco empresas de diferentes ramos de negócio, que se deram a conhecer a si e à singularidade das suas atividades ao Sul de Portugal. Mostrando grande atenção face ao que foi sendo mostrado, a delegação chinesa formalizou o pedido de aprofundamento de contactos com alguns dos empresários convidados, naquilo que se interpreta como uma demonstração clara da utilidade da ação empreendida.

O programa contemplou ainda visitas guiadas pelo Centro Histórico da cidade, Museu Municipal e pelo Parque Natural da Ria Formosa. Durante a estadia houve ainda lugar para o visionamento do jogo Portugal / EUA na Funzone do Jardim Manuel Bivar que, lamentavelmente, não terminou com o resultado que todos esperávamos.

A comitiva foi liderada pelo dirigente do governo de Hainan responsável pela condução da política externa e pelo estabelecimento de relações comerciais com o exterior. Nas suas declarações finais, o Sr. Han Bin agradeceu a forma como a comitiva foi recebida, numa visita que “serviu para trocar preciosas informações com a cidade amiga de Faro, que se encontra agora num processo de afirmação enquanto destino turístico; para perceber como se encontra o tecido empresarial local e que oportunidades o vosso mercado nos pode proporcionar”.

Por seu lado, o Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, considera estas iniciativas importantes porque “permitem a troca de experiências entre comunidades que, estando em estágios diferentes do seu processo de evolução, se respeitam e têm muito que aprender mutuamente”. “Ficam assim claramente reforçados os laços que nos unem à cidade amiga de Haikou”, concluiu.

O Município agradece o envolvimento das empresas Pelcor, 2Share, Animaris, Visualforma e Garvetur.

Por: Município de Faro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.