AGENDA

Terceira edição de “Conversas com sabor a terra” reúne Gisela Ramos Rosa e Samuel Pimenta | 28 de junho

Gisela Ramos Rosa e Samuel Pimenta são os convidados da terceira edição das “Conversas com sabor a Terra”, terá lugar no dia 28 de junho, pelas 21h30, como habitualmente, na Quinta Pedagógica de Silves.

cartaz

A poesia (e não só) será o mote para mais um serão animado, no ambiente da serra de Silves. A conversa proporcionará aos participantes, como tem acontecido nas edições anteriores, momentos de troca de ideias e experiências.

O evento é aberto a todos os interessados.

Mais informações sobre os autores convidados:

GISELA M. GRACIAS RAMOS ROSA

Nasceu em1964, no Maputo. Licenciada em Relações Internacionais, Mestre em Relações Interculturais e pós-graduada em Migrações Etnicidade e Racismo, desenvolveu um estudo em antropologia visual sobre a Imagem, das margens e da diferença, ligada a grupos periféricos em sociedade; sobre este tema publicou um artigo, em colaboração, com José Machado Pais, na Colectânea “A Juventude vai ao Cinema” (Univ. S. Paulo, Brasil, editora Autêntica). Trabalha no Ministério da Justiça em Lisboa desde 1988, onde ingressou como escriturária, e é perita forense desde 1992. Encontra na poesia uma das melhores revelações do mundo e via para elevar o humano; publicou um diálogo de poesia com António Ramos Rosa, Vasos Comunicantes” (iniciado em 2004 e publicado em 2006). Colaborou em várias Antologias poéticas, Um poema para Ramos Rosa, Um poema para Agripina, Um poema para Fiama, O Prisma das Várias Cores, Viana a Várias Vozes (Viana do Castelo), Saudade (Amarante), Alquimia da Água (Huelva), Alquimia da Terra (Huelva), Voces Verdes de la Tartéside (Huelva), Pena Ventosa (Amarante), Cintilações da Sombra I e II (Lisboa), Arqueologia da palavra e a Anatomia da Língua (Moçambique), 100 poemas para Albano Martins, Amado Amato (Castelo Branco), Doce Inimiga (Braga). Tem colaborado em várias revistas de poesia onde se destacam: Mealibra (V.Castelo), Sulscrito (Faro), Cultura Entre Culturas, nº 3, Conflitos (CEMD). Participou na organização do caderno dedicado a António Ramos Rosa publicado na Revista Cultura Entre Culturas, nº 4, onde intermediou os conteúdos e colaborou com trabalho fotográfico e escrito; prestou colaboração idêntica para o caderno dedicado ao mesmo poeta e publicado na Revista Nova Águia nº 13 (2014).

Coorganizou três exposições de desenhos de António Ramos Rosa no Algarve (Câmara municipal de Faro e Universidade do Algarve) e no ICS-Univ de Lx. Coordenou a publicação dos sete primeiros livros da Coleção de Poesia Meia-Lua da editora Lua de Marfim. Em 2012 recebeu uma menção honrosa no Prémio Internacional de Poesia NOSSIDE (Unesco) e recebeu uma medalha no Premio internacional de Poesia NOSSIDE 2013, com poemas publicados em antologia. Neste mesmo ano foi publicado o seu primeiro livro “tradução das manhãs” (2013), ao qual foi recentemente atribuído o Prémio Glória de Sant´Anna 2014 (primeira obra de autor em Portugal e países lusófonos).

SAMUEL PIMENTA

Nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, começou a escrever com 10 anos. Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores 2012, na vertente de Literatura, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias, com o poema “O relógio”. Em 2013, foi homenageado no VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, na Fundação José Saramago, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da Literatura e da Cultura Lusófona, tendo sido nomeado Sócio Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Tem participado em diversas conferências e encontros literários nacionais e internacionais e tem colaborado com publicações em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Publicou, em Outubro de 2013, o livro “Geo Metria”, pela editora brasileira Literarte, e o livro “O relógio”, pela editora portuguesa Livros de Ontem. Atualmente, é cronista do site de informação “Rede Regional”, da Revista

“ID-Identidade” e dinamiza tertúlias literárias, além de ser Conselheiro em Portugal da “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”, com sede no Brasil.

Por: Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.