AGENDA

Pedro Ferré em Tavira no Ciclo de Palestras da UAlg “Livro: passado, presente e futuro” | 27 de junho

“Entre a cópia e a edição: alguns problemas do livro” é título da palestra que irá ser proferida por Pedro Ferré, professor catedrático da Universidade do Algarve, às 18h00 do dia 27 de junho, na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira.

Pedro Ferré

Pedro Ferré

Esta palestra servirá de mote para uma conversa que girará em torno do processo de edição e do modo como a tradição manuscrita continua a ser alvo de “surpreendentes variações”.

A iniciativa decorre no âmbito do Ciclo de Palestras “Livro: passado, presente e futuro”, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), em colaboração com a Biblioteca Municipal de Tavira e a Biblioteca da Universidade do Algarve.

Sobre a palestra:

“O códice manuscrito, produto artesanal, apresenta obviamente uma enorme fluidez no seu texto graças às inúmeras variantes introduzidas pelos copistas. Pelo contrário, o livro impresso, aparentemente já isento das vicissitudes impostas pela tradição manuscrita, deveria ostentar uma rigidez textual dado que os processos mecânicos tendem a cristalizar tanto a boa lição como o erro. Contudo, por razões várias, o livro impresso continua a ser alvo de surpreendentes variações de forma muito especial entre os séculos XVI e XVIII. De alguns destes aspetos serão dados alguns exemplos ao longo desta conversa.”

Sobre o palestrante:

Nascido em Lisboa, é professor Catedrático da Universidade do Algarve desde 2000, onde leciona sobretudo Literatura Espanhola. Foi docente na Universidade de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, na Rijksuniversiteit te Utrecht e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É atualmente curador da Fundación Menéndez Pidal de Madrid e tem publicada vasta obra internacional sobre poesia tradicional e crítica textual.

Por: UAlg

Categories: AGENDA, Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.