Quarteira

Santos Populares de Quarteira | Marcha da Fundação António Aleixo no Desfile de S. Pedro (28 fotos)

A cidade de Quarteira recebeu nos dias 12 e 28 de junho mais uma edição do desfile das Marchas Populares, integrada nas festividades dos Santos Populares, um dos mais belos e deslumbrantes espetáculos da região do Algarve. O desfile de S. João, no dia 23, haveria de ser cancelado pela organização por causa da chuva, uma vez que grande parte dos adereços, sobretudo ao nível dos arcos, são feitos de papel, ‘inimigo’ da água.

Ontem à noite (28 de junho) foi a vez do desfile de S. Pedro. Centenas de figurantes voltaram a desfilar ao longo do Calçadão Nascente, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares – St.º António, S. João e S. Pedro – e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

São oito as marchas que participam anualmente nos desfiles marcados pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes.

A Marcha da Fundação António Aleixo, constituída por crianças, convidou o público a assistir, na bela calçada portuguesa, “Às lembranças da minha infância” e recordou os brinquedos de outrora e os jogos tradicionais que são parte integrante da nossa identidade.

Organização: Fundação António Aleixo

Madrinha e Intérprete: Bruna Jesus

Confeção: Alda Cavaco e Alda Fernandes Horta

Porta-bandeira: Tatiana Silva

Letra e Música: Sílvia Tomáz

Orquestração: João Paulo Nunes

Arcos: Palhó

Coreografia: Sandra Guerreiro

Costureiras: Ilda Cristina e Vitalina Rodrigues

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.