AGENDA

Mês de julho traz novas exposições de arte a Albufeira

O verão é tempo de ir à praia, passear ao ar livre e divertirmo-nos nas noites animadas do Algarve. Em Albufeira temos tudo isto para lhe oferecer, mas também um programa cultural interessante para recuperar a energia gasta com toda esta animação. Venha visitar as exposições de arte nos vários espaços culturais da cidade.

O mês de julho começa com uma nova exposição na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, bem no coração da cidade. Tire um pouco de tempo ao final do dia e venha ver a Exposição de Pintura “Arte Mole” de José Maria Subtil.

De raízes alentejanas, o pintor define-se como um autodidata. Intercalando a figura humana com e na paisagem, é por esta que se tem notabilizado, sobretudo quando aborda os ambientes rurais e urbanos tradicionais do Alentejo e das Beiras. Alternando óleos e aguarelas, podemos classificar o seu estilo por “um original fotorrealismo logrado através de vidros e lentes irregulares, mesclado de toques impressionistas”. José Subtil tem participado em inúmeras exposições, estando representado em várias coleções particulares e públicas. Para ver de 4 a 29 de julho.

A iniciar também no dia 4 julho até 2 de agosto, é possível revisitar a Exposição de Fotografia “Albufeira Antiga”, um conjunto de 38 imagens, a maioria das quais dos anos 50 e 60, da autoria de Vítor Sousa, e que fazem parte do espólio da Autarquia.

Natural de Albufeira, Vítor de Sousa nasceu em 1932. Desde muito cedo interessou-se pela fotografia. Em 1957 ganha o primeiro prémio de “Arte Fotográfica” com a foto “Gémeos”, numa exposição organizada pela então Comissão de Turismo de Albufeira. Em 1948 envia as fotos das cheias de Albufeira para o jornal “Diário de Lisboa” e torna-se correspondente para o Algarve como fotojornalista. Trabalhou também para o Diário de Notícias, revista “Algarve Ilustrado” e foi correspondente da “Associated Press”. Em 1990 ingressou como jornalista no jornal “O Observador”.

Até 31 de julho, quem se deslocar aos Paços do Concelho tem ainda oportunidade de visitar a Exposição de Pintura “Retrospetiva”, de Lino Gonçalves.

Desde cedo o artista revela apetência para as artes. Autodidata, explorou áreas como o Desenho, Pintura, Escultura, Artes Gráficas e Cenografia, no entanto a sua preferência vai para a pintura a óleo. Alguns dos seus trabalhos integram coleções particulares e institucionais, entre as quais destacamos a Câmara Municipal de Albufeira e a pertencente ao Dr. António Santinho Martins, considerada uma das mais importantes coleções de Arte Erótica da Europa. Do seu curriculum constam vários prémios, entre os mais recentes encontra-se a menção honrosa recebida na exposição/concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas| Albufeira 2011”.

A partir do último dia de junho e até 30 de setembro, está patente na nova sala de leitura do Arquivo Histórico (Rua João Bailote) a Exposição “Lugares de Memória” de Cabeça Padrão, que divulga o estudo pioneiro realizado pelo arquiteto português sobre o Património Urbano no Algarve, na década de sessenta. Nesta altura inicia-se um rápido processo de transformação na paisagem, na sequência do interesse turístico que a região começa a despertar lá fora. Cabeça Padrão elaborou 47 planos para outras tantas cidades, vilas e aldeias da região sob o título “Prospeção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Arquitetónicos notáveis, em áreas urbanas e marginais viárias na região do Algarve”.

Refira-se que os dias e horários das exposições são diferentes em função do espaço cultural onde são exibidas. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros está aberta de segunda a sábado, das 15h00 às 20h00| 21h00 às 23h00, enquanto a Galeria Municipal abre de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30| 13h30 às 17h30. Por sua vez a sala de leitura do Arquivo Histórico pode ser visitada de segunda a sexta das 9h00 às 12h30| 13h30 às 17h00. No edifício dos Paços do Concelho as exposições estão patentes ao público nos dias e horário de expediente; ou seja de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 17h00.

Por: Município de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.