Portimão

Atividades da Biblioteca Municipal envolveram comunidade escolar ao longo do último ano letivo

Durante o ano letivo de 2013/14, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes desenvolveu diversas atividades de promoção da leitura dirigidas à comunidade escolar, tendo envolvido alguns milhares de crianças e jovens.

No que toca aos projetos continuados de promoção da leitura, os “Contos viajantes” tiveram como objetivo dinamizar os espaços das bibliotecas escolares, promovendo a leitura “animada” de uma história, visando cativar as crianças para a leitura, tendo sido selecionadas as obras “A Casa da mosca fosca” de Eva Mejuto (pré-escolar) e “Malaquias” de Cristina Taquelim (1.º ciclo).

De setembro de 2013 a junho deste ano, foram realizadas nas bibliotecas escolares de Portimão 45 sessões de conto para 2459 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, enquanto no Pólo de Leitura de Alvor foram feitas 16 sessões para 463 crianças e no Pólo de Leitura da Mexilhoeira Grande tiveram lugar 13 sessões para 344 alunos do pré-escolar e 1º ciclo, num total de 74 sessões, que envolveram 3266 crianças.

Quanto ao projeto “Crianças, histórias e fantasias”, pretendeu iniciar os envolvidos no mundo das histórias, dos livros e das bibliotecas, estimulando na criança e no jovem o gosto pelos livros, bons hábitos de leitura, assim como a utilização do livro como objeto lúdico, dinamizando ao mesmo tempo a própria Biblioteca.

Também dirigidas a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, foram realizadas na Biblioteca central em Portimão 61 sessões de conto para um total de 2226 alunos.

Já o projeto “Um dia na Biblioteca”, cujo propósito foi dinamizar os espaços da biblioteca e promover os serviços e suportes disponíveis através de leituras, jogos e muitas brincadeiras, também se focou nas crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, sendo efetuadas na Biblioteca central em Portimão seis atividades, para um total de 151 alunos.

No que toca ao “DevoraContos”, este projeto consistiu em 26 atividades de animação e promoção da leitura orientadas para a sensibilização de valores nas crianças que facilitem a sua inclusão social, destinando-se a turmas do 1º ciclo, atualmente com percursos curriculares alternativos, ou a alunos provenientes destas turmas no anterior ano letivo, num total de 468 abrangidos.

Qual o lugar de cada livro nas estantes da biblioteca, quais os livros mais apreciados, quais os que não interessa ler ou que não se sabem para que servem, os que ajudam no trabalho da escola, foram as premissas das visitas guiadas e práticas de animação relacionadas com o projeto “À descoberta da Biblioteca”.

Abertas a todos os graus de ensino, foram realizadas 16 visitas guiadas para 505 alunos e realizadas cinco visitas guiadas seguidas de práticas de animação para 85 alunos dos cursos técnico profissionais da área de Animação Cultural.

Relativamente à Semana da Leitura, realizada entre 17 e 21 de março passado e destinada a crianças do pré-escolar, incluíram encontros com as autoras Patrícia Correia e Diana Nicolau.

Foi propósito da iniciativa promover o livro desde a infância, uma vez que ouvir contar histórias desde tenra idade leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente, não só as histórias escritas, como os acontecimentos do seu quotidiano.

Participaram crianças dos jardins-de-infância da Coca-Maravilhas, Chão Donas, Estrada Alvor, Pedra Mourinha, Fojo, Alvor, Vendas, Quatro Estradas, Montes de Alvor, Pontal, Figueira e  Mexilhoeira Grande.

Na mesma altura, o escritor Pedro Teixeira Neves esteve à conversa com os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, cujo estudo e divulgação da sua obra envolveu estudantes, professores, bibliotecas escolares e comunidade educativa, tendo o autor passado pelas escolas do 1.º ciclo EB 1 Pontal, EB1 Coca Maravilhas, EB 1 Vendas, EB 1Chão das Donas, EB1 Pedra Mourinha, EB1 Alvor, EB1 Montes de Alvor, EB1 Mexilhoeira Grande, EB1 Figueira, EB1 Major David Neto, assim como nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos D. Martinho Castelo Branco, Prof. José Buísel e Eng.º Nuno Mergulhão.

Foram assim realizadas 16 atividades para o pré-escolar que contaram com a participação de 975 alunos e professores, ao passo que as atividades para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos ascenderam às duas dezenas, tendo contado com a participação de 2450 alunos e professores, num total de 3425 pessoas, que participaram em 36 sessões.

Outras atividades não incluídas em projeto, foram ainda realizadas durante o ano letivo recentemente concluído, nomeadamente seis sessões de conto para 405 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo no âmbito das atividades da Feira do Livro Usado – Há Livros no Mercado, além da realização de duas sessões de conto que assinalaram o “Dia das Bruxas”, em que participaram 60 alunos.

Por: Município de Portimão

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.