AGENDA

Exposição nos Paços do Concelho dá a conhecer silvenses que participaram na I Guerra Mundial | 1 a 31 de julho

No ano em que se assinala o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Município de Silves dá a conhecer alguns silvenses que participaram em algumas das campanhas militares deste conflito armado. A mostra estará patente no edifício dos Paços de Concelho de 1 a 31 de julho, podendo ser visitada das 9h00 às 17h00.

Esta mostra, organizada pelo Arquivo Municipal, dá a conhecer nomes como o do Coronel João Ortigão Peres, natural de Alcantarilha. Este militar desempenhou funções como Chefe do Estado Maior do General Pereira d’Eça, governador de Angola e comandante das forças expedicionárias, nomeado pelo governo ditatorial de Pimenta de Castro e nessa qualidade defendeu a então colónia portuguesa de ataques das forças alemãs, vindas da África Alemã do Sudoeste.

Também o Tenente David Rodrigues Neto, natural do Algoz, teve um papel de relevo no Corpo Expedicionário Português (CEP), ao serviço do qual capturou, na Flandres, uma patrulha alemã, que se aventurava próximo da posição portuguesa. Este ato de coragem levou a que o governo inglês o agraciasse com a Military Cross e também recebeu a Cruz de Guerra e, por distinção, foi promovido ao posto de Tenente. Acabaria por ser preso na sequência da batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, onde, com o resto do Corpo Expedicionário Português, esteve detido num campo de concentração alemão, do qual conseguiu evadir-se e alcançar a Dinamarca, já no mês de novembro, no final da guerra.

Para além destes militares, os visitantes poderão ficar a conhecer outros, bem como poderão apreciar as cadernetas militares de cada um e algumas fotografias, numa mostra que permitirá perceber algum do impacto que este conflito teve no concelho de Silves.

Por: Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.