Algarve

Eco-Escolas do Algarve recolhem cerca de 10.000 quilos de equipamentos e pilhas em fim de vida na campanha ‘geração depositrão’

As Eco-Escolas de Faro participaram ativamente na 6.ª edição da campanha Geração Depositrão da ERP Portugal, tendo somado cerca de 10.000 quilos de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), devidamente encaminhados para reciclagem e/ou tratamento.

depositrao

Com base nos resultados finais deste desafio, a ERP Portugal conclui que o top 3 do ranking da performance do distrito relativo ao peso total de resíduos recolhidos é composto pelas seguintes instituições escolares: a EB1 de Cabanas de Tavira, com mais de 6.000 quilos, a EB23 Dr. António João Eusébio – Moncarapacho, de Olhão com mais de 1.400 quilos, a EB Tecnopolis, de Lagos, com mais de 600 quilos recolhidos. Destaque, também, para a categoria peso por aluno, em que a EB1 de Cabanas de Tavira alcançou o primeiro lugar no distrito, com uma média de 146,21 kg/aluno.

A Entidade Gestora de Resíduos apurou, de acordo com dois critérios, peso total e peso por aluno, as escolas vencedoras da campanha, que envolveu mais de 600 Eco-Escolas nacionais, atingindo nesta edição mais de 300.000 quilos destes resíduos encaminhados para tratamento e/ou reciclagem, representando um crescimento de 36% relativamente ao ano anterior.

Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal, refere que “o sucesso da Geração Depositrão reflete-se no aumento bastante significativo do volume de resíduos recolhidos nas escolas (mais 36% do que no ano anterior), bem como no envolvimento cada vez mais vincado da comunidade neste desafio.

As escolas Geração Depositrão são reconhecidas como pontos de recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida, frequentemente utilizados pela população, garantindo o seu correto tratamento. A mensagem passa de Geração para Gerações, mobilizando pais e avós dos alunos destas escolas. O nosso agradecimento a todas as escolas que participaram ativamente neste projeto, mostrando que o nosso gesto no presente faz a diferença no futuro!”.

A ERP Portugal confirma, assim, mais um ano de sucesso do projeto, despertando a consciência de crianças, jovens e famílias portuguesas para a importância da reciclagem dos REEE e pilhas em fim de vida.

Por: Green Media

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve