Começa já hoje o Campeonato Nacional Access 2014, que irá decorrer ao longo dos dias 11, 12 e 13 de Julho na Ilha do Faial, Açores, com a participação de 4 velejadores algarvios.
O objetivo da Vela Adaptada é promover a prática da vela a pessoas portadoras de deficiência, criando condições materiais e humanas à acessibilidade e integração social dos seus praticantes, com relevo especial à formação de todos os interessados e seus acompanhantes. A prática da modalidade exige um menor esforço físico, mas em termos teóricos, técnicos e tácticos é muito semelhante à vela tradicional.
Este ano, prova irá contar com mais de 20 velejadores distribuído por duas classes, 303 em duplos e 2.3 em singulares.
No âmbito do Projeto Vela Solidária e na sequência do início da atividade da Escola de Vela Adaptada, em 2013 – tendo como objetivo proporcionar a participação em regatas inseridas nos quadros competitivos nacionais e internacionais, a Vela Solidária irá participar na prova com 4 velejadores em representação do Iate Clube Marina de Portimão:
– Carlos Cadete e Luís Ramalho na classe 303 em duplos,
– Guilherme Ribeiro e João Pinto na classe 2.3 em singulares.
Carlos Cadete volta a realizar regatas após 30 anos de abandono de toda a prática desportiva resultado da lesão que o tem acompanhado.
E João Pinto regressa à prova depois de se ter consagrado Campeão Nacional em 2013. Para o João, este é o início de uma nova aventura, que o levará ao Rio de Janeiro para os Jogos Paralímpicos 2016.
Por: Vela Solidária






