Alcoutim

Juniores de Alcoutim frequentam Universidade durante uma semana

Um grupo de 14 estudantes do Município de Alcoutim, a frequentar os 10.º e 11.º anos de escolaridade, teve a oportunidade, durante a passada semana, de se iniciar ao ambiente universitário e beneficiar de um contacto mais aprofundado com diversas áreas do conhecimento. A promotora foi a Câmara Municipal no âmbito da Universidade Júnior, um programa de cursos de verão que procura fomentar a prossecução de estudos de nível superior.

Alcoutim

Alcoutim

O programa, desenvolvido na Universidade do Porto, tem como principais objetivos promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas, particularmente as abrangidas pela instituição universitária, e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para a escolha de um percurso vocacional e motivando para o ingresso na Universidade.

Na Universidade Júnior os programas educativos são desafiadores, promovem o pensamento crítico e, simultaneamente, integram uma componente lúdica típica dos programas de verão dirigidos aos mais jovens. As atividades têm em consideração os programas escolares, sendo elaboradas por docentes universitários, que supervisionam a sua execução, maioritariamente a cargo de estudantes universitários, recém-licenciados e jovens investigadores.

Nesta semana passada na Universidade Júnior, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as várias faculdades da Universidade do Porto (Ciências, Enfermagem, Arquitetura, Comunicação Social, Biomédicas, Belas Artes, Direito) e múltiplas unidades de investigação, podendo aí desenvolver pequenos projetos como trabalho laboratorial, aplicação prática de conteúdos teóricos, visitas de estudo, trabalho de campo e participar em grupos de discussão.

Além de conhecimento, a participação na Universidade Júnior proporcionou aos 14 jovens alcoutenejos variadíssimos momentos de divertimento e convívio através da participação em jogos e atividades de grupo, com os demais estudantes oriundos de todo o país, concedendo-lhes ainda a oportunidade de conhecerem e explorarem de um modo ativo a cidade que os acolheu.

Tanto o transporte como as despesas inerentes à participação nas atividades e alojamento, durante uma semana, ficaram a cargo do Município de Alcoutim.

Por: Município de Alcoutim

Categories: Alcoutim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.