Desporto

MUNDIAL DE VELA EM TAVIRA | Seleção Nacional sem Medalhas por um ponto

selecção de Portugal ao Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF 2014 terminou a prova sem medalhas. A dupla Diogo Pereira & Manuel Macedo manteve uma luta apertada até ao fim na Classe 420 masculino, mas o 8.º lugar na última regata deixou os portugueses a um ponto do pódio. O algarvio Santiago Sampaio (Clube Naval de Portimão) competiu por Portugal na Classe Laser Radial masculino e concluiu o Mundial no 19.º lugar daquela Classe.

Seleção de Portugal ao Mundial de Vela da Juventude em Tavira

Seleção de Portugal ao Mundial de Vela da Juventude em Tavira

Durante sete dias, de 12 a 19 de Julho, Tavira foi a capital Mundial da Vela, recebendo cerca de 400 velejadores em representação de 67 países. A comitiva espanhola conquistou o Troféu das Nações, atribuído à selecção com os melhores resultados combinados nas oito classes participantes. Nesta classificação por equipas, a selecção de Portugal ficou em 22.º lugar.

dupla Diogo Pereira & Manuel Macedo, em 420 masculino, foi a melhor representante de Portugal no campeonato. No antepenúltimo dia de competição, quarta-feira, 16 de Julho, os portugueses ganharam as duas regatas da jornada e assumiram a liderança. Na quinta-feira, penúltimo dia, Diogo e Manuel estiveram menos bem e ‘caíram’ para o 5.º lugar na tabela. Estavam a cinco pontos do pódio à partida para o último dia de regatas, sexta-feira, 18 de Julho, e concluíram a prova a um ponto das medalhas, mantendo o 5.º lugar na classificação final 420 masculino.

Em 420 feminino, a dupla portuguesa Teresa Camelo & Helena Oliveira fez um 5.º lugar na última regata e subiu uma posição na tabela classificativa, concluindo o Mundial na 18ª posição da sua classe.

Em Laser Radial masculino, o algarvio Santiago Sampaio também andou no grupo da frente, na sexta-feira, e fez um 7.º lugar na última regata da prova, mantendo o 19.º lugar na classificação final. Em Laser Radial feminino, Carolina João concluiu a prova no 18.º lugar.

Na Classe SL16, os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira realizaram um bom último dia (5.º lugar na última regata), mas foi insuficiente para subiram do 14.º posto na classificação final. Nos 29ers, a dupla portuguesa Francisco Maia & Rui Oliveira foi 20ª na classificação final. A Classe RS:X (pranchas à vela) disputou três regatas na sexta-feira e o representante português, Frederico Rodrigues, terminou em 20.º lugar.

A próxima edição do Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, em 2015, vai decorrer em Langkawi, na Malásia.

Por: Paulo Marcelino – Swell-Algarve

Categories: Desporto, Tavira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.