Algarve

Algarve pode ser região piloto em mobilidade sustentável

A AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve vai propor aos municípios algarvios a introdução de veículos elétricos nas suas frotas. Esta iniciativa procura implementar na região do Algarve uma experiência já bem sucedida na região espanhola de Murcia. Esta poderá ser mais uma medida a reforçar a importância do Algarve enquanto região energeticamente eficiente e ambientalmente verde.

O estudo teve como base o projeto europeu SUM (Sustainable Urban Mobility), uma iniciativa da Comunidade Europeia que visa a promoção da mobilidade sustentável e do veículo elétrico.
Para o diretor da AREAL, José Oliveira «a implementação de veículos eléctricos em frotas municipais e de outras instituições e entidades, iria trazer enormes benefícios ambientais, económicos e sociais. É evidente o interesse para a região, além de que é algo realmente viável, com grande potencial de implementação, tendo em conta a nossa realidade económica».

O Algarve foi o único parceiro português deste projeto que envolveu ainda 14 entidades de países como Espanha, Itália, Letónia, Polónia, Bulgária, França, Suécia e Reino Unido.

Ao longo de 2 anos cada país fez o diagnóstico da sua realidade ao nível das áreas de «Mobilidade Elétrica», «Biocombustíveis» e «Outras Boas Práticas» e no final apresentou aos outros parceiros 5 iniciativas em cada uma destas áreas, já implementadas no seu território, e que constituiriam exemplos a seguir.

Das várias iniciativas já implementadas no nosso país e que a AREAL escolheu para apresentar aos restantes parceiros europeus como exemplos de boas práticas, estes destacaram a implementação de uma rede para carregamento de veículos elétricos na cidade de Faro (na categoria «Mobilidade Elétrica) e a recolha de óleos alimentares na região do Algarve (na categoria de «Biocombustíveis).

Para o diretor da AREAL «foi uma agradável surpresa constatar que já fazemos muita coisa bem feita e que em termos de desenvolvimento de certas práticas ambientais estamos a par do que melhor se faz na Europa».

O projeto SUM começou em 2012 e terminou este ano. No final cada parceiro elegeu uma iniciativa de outro parceiro, para a levar para o seu país e aí a implementar. A AREAL escolheu o projeto do município de Múrcia, em Espanha, que utiliza veículos elétricos para a limpeza das ruas e recolha de resíduos.

Por: Mar de Histórias

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.