AGENDA

Gigue do Québec, especialista no sapateado tradicional, vai vibrar no FOLKFARO | 16 a 24 de agosto

O Québec é a maior das dez províncias do Canadá e a segunda mais populosa. Cerca de 80% da sua população é franco-canadiana, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são, na sua maioria, descendentes de ingleses ou escoceses. Com a sua língua, cultura e instituições próprias, o Québec representa oficialmente uma nação dentro do Canadá.

O grupo “Les Bons Diables”, proveniente da cidade de Laval, dedica-se às danças tradicionais do Québec, e em particular à “Gigue”, o ex-libris das danças do Québec. Tal como o sapateado americano, esta dança resulta de uma miscelânea cultural entre o step-dancing europeu (proveniente da Irlanda e da Escócia), o “clogging” inglês e as culturas já presentes na América, nomeadamente a cultura negra.

Em todas as suas formas, a “Gigue” exerce um fascínio invulgar para a população do Québec: pelo seu virtuosismo, pelo sincronismo perfeito com a música, pela delicadeza dos movimentos e pela energia que emana. É, de certa forma, o expoente máximo da dança tradicional do Québéc.

Os bailarinos do “Les Bons Diables” são jovens apaixonados da dança que querem redescobrir as tradições com um novo visual. Demonstram a sua qualidade com um entusiasmo contagiante. Esse entusiasmo, aliado a coreografias únicas de forte caráter artístico, tem um resultado arrebatador!

O Canadá estreia-se este ano no FOLKFARO, sendo um dos sete países confirmados para o festival, organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, que decorrerá 16 a 24 de agosto.

O FolkFaro é o maior festival internacional de folclore que se realiza a sul do Tejo, e o único no sul com a certificação internacional do CIOFF®, organização internacional com relações formais de consulta com a UNESCO para a área da salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Marque já na sua agenda!

Por: Grupo Folclórico de Faro

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.