Faro

Tertúlia Algarvia com agenda preenchida em mês de aniversário

A Tertúlia Algarvia, situada num edifício do século XVII, na Vila-Adentro, em Faro, assinala o primeiro aniversário no dia 27 de Agosto, mas as comemorações começaram bem mais cedo.

Quem, nos dias 15, 19 e 20 de Agosto, veio a este espaço de gastronomia e animação turística pôde assistir a espectáculos musicais a cargo de três grupos participantes no FolkFaro.

Pelo meio, houve a inauguração da exposição ‘Algarve, um arraial de humor’, composta por cartoons e tiras, onde diversos autores retratam a região e o país através de outros olhares. Esta mostra fica patente até ao dia 26 de Outubro.

É também até à última semana de Outubro que pode ser visitada, neste espaço, a exposição ‘Lafaek: crocodilos de Timor’, cuja inauguração acontece este sábado, dia 23 de Agosto. Nela estão reunidos quadros pintados por João de Azevedo, que revelam os significados do crocodilo para o povo timorense.

A noite do aniversário promete ser bastante animada com mais uma sessão do DJ Discossauro e algumas surpresas com sabor a Algarve.

Além destas actividades no espaço da Vila-Adentro, a Tertúlia Algarvia também participa na organização de iniciativas noutros locais, como é o caso dos Claustros do Museu Municipal de Faro, que, a 29 de Agosto, recebem o evento ‘Noite de Prazeres’, durante o qual será servido um jantar afrodisíaco acompanhado por leituras encenadas de poesia erótica desde os tempos clássicos, pela associação DoisMaisUm.

Um ano intenso

A par do serviço de restauração, onde é dado maior ênfase aos sabores algarvios e mediterrânicos, a Tertúlia Algarvia tem realizado, ao longo destes doze meses, diversas iniciativas nas mais variadas áreas: exposições de pintura, artesanato e design; oficinas e demonstrações de cozinha; exibição de documentários; encontros de empreendedorismo, entre muitas outras.

De realçar também o facto de a Tertúlia Algarvia apostar forte na ligação à comunidade. Um aspecto que está presente, por um lado, na pequena loja e na decoração do espaço, onde predominam peças de artesãos e designers da região. Esses laços têm vindo a ser estreitados também através do apoio a eventos, como o Encontro Nacional de Teatro Universitário, o Festival Poesia&Companhia, os Concertos ao Entardecer e, mais recentemente, o FolkFaro.

O espaço Tertúlia Algarvia é apenas uma das actividades promovidas pela associação com o mesmo nome, criada em 2006 por um grupo de amigos. Na vertente da gastronomia, estão em curso três projectos: Algarteca – Capítulo II, Dieta Mediterrânica e Cataplana Algarvia.

Financiada pelo PRODER, a Algarteca visa a divulgação de receitas de localidades do interior do Algarve, através da edição online e em DVD de vídeos. Em http://www.algarteca.com, é possível ver os conteúdos produzidos no Capítulo I, que teve como protagonistas as aldeias de Cachopo, Estoi e Querença. Na segunda fase, estarão em foco os pratos mais tradicionais de Paderne, São Brás de Alportel e São Bartolomeu de Messines.

Também o projecto Dieta Mediterrânica inclui a produção de vídeos, por parte da Tertúlia Algarvia. Neste caso, foram seleccionadas as receitas algarvias mais representativas deste modo alimentar. Este é um projecto mais alargado que envolve diversas entidades do Algarve, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ou a Câmara de Tavira, e que pretende salvaguardar a Dieta Mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2013.

Fruto de uma parceria regional é igualmente o projecto Cataplana Algarvia financiado pelo Programa Operacional Algarve 21. Vídeos e um livro de receitas; programas de experiências destinados a restaurantes e operadores; e visitas de familiarização para jornalistas estrangeiros são as acções previstas. As entidades parceiras da Tertúlia Algarvia neste projecto são a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve.

Por: Tertúlia Algarvia

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.