AGENDA

Festas da Cidade de Faro 2014 | 5 a 7 de setembro

 – Como sempre acontece na primeira semana de Setembro, Faro está em festa, com o destaque a recair naturalmente sobre o Festival F, que traz ao coração da cidade uma verdadeira parada de estrelas do firmamento musical português;

– No dia 7, Dia da Cidade, o programa faz-se de inaugurações e oferta de novos equipamentos ao Concelho e aos Farenses.

banner

 

É com entusiasmo que a Câmara Municipal de Faro revela hoje o programa definitivo para as celebrações do Dia da Cidade, em que recordamos o dia 7 de Setembro de 1540, quando a vila de Faro foi elevada a cidade pelo foral de D. João III.

Este ano, o programa contempla três inaugurações de grande simbolismo e importância para o concelho – Parque Ribeirinho, EB1 da Lejana e ETIC_Algarve –, para além das habituais cerimónias solenes e de homenagem a insignes Farenses.

Festival F | Dias 5 e 6

Mas antes disso, nos dias 5 e 6, já Faro está em festa com a realização da 1ª edição do Festival F na Vila Adentro. Organizado pelo Teatro Municipal e Ambifaro, em parceria com a Antena 3 e a Antena 1, o festival promete trazer até nós os valores mais seguros da nova música portuguesa. Na verdade, nomes como The Legendary Tigerman, Dead Combo, Capicua, Tiago Bettencourt, Samuel Úria, Miguel Araújo ou Luísa Sobral são, por si só, uma garantia de qualidade e um sinal inequívoco de que, num dos mais belos cascos históricos do País, este festival se pretende afirmar no roteiro das festas de Verão em Portugal.

Sessão Solene | Dia 7 | 9:30

O dia 7 começa, como habitualmente, com a Cerimónia do Içar da Bandeira (9:30) seguida da Sessão Solene (9:45) nos Paços do Município, que este ano consagra a justa homenagem que Faro faz a 9 individualidades e coletividades do concelho – a divulgar no próximo dia 1 de Setembro. Igualmente emocionante será a Atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a Funcionários Municipais.

Inauguração do Parque Ribeirinho | Dia 7 | 11:30

Anseio antigo dos Farenses, neste Dia da Cidade o Parque Ribeirinho será finalmente oferecido à população, em cerimónia que vai acontecer no local pelas 11:30. Com esta inauguração, muito aguardada por todos, toda a zona ribeirinha que vai da Panasqueira até Pontes de Marchil, até agora mal aproveitada e sem qualquer utilização lúdica organizada, será o parque de recreio e lazer que a cidade merece e do qual precisa há muito tempo no desígnio estratégico de se reencontrar com a sua Ria.

Inauguração da Escola Básica da Lejana | Dia 7 | 16:30

Simbólica, pela importância que o momento acarreta para todo o Concelho, será também a cerimónia de inauguração da Escola Básica da Lejana, marcada para as 16:30. Orçado em mais de 2 milhões de euros, este equipamento representou um esforço titânico que obrigou a autarquia, mesmo em processo de reequilíbrio, a mobilizar muitos dos seus recursos disponíveis. A EB da Lejana avança para modernizar e alargar a oferta educativa no ensino básico e pré-primário e também para aliviar a carga discente em outras escolas do concelho.

Abertura da ETIC_Algarve | Dia 7 | 18:30

Do programa sobressai ainda a abertura oficial da ETIC_Algarve, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação no Mercado Municipal que, após instalação em espaço do Mercado Municipal de Faro, protocolado em Março último, fez as necessárias obras que permitiram converter uma área do Mercado Municipal, até agora inutilizada, no maior centro de aprendizagem do Sul do País na área das indústrias criativas. A abertura oficial da escola acontecerá neste dia 7 de Setembro às 18:00.

Menção ainda para o Desfile Equestre pelas ruas da cidade, agendado para as 10:30, da responsabilidade do Centro de Equitação Amigos do Cavalo de Estoi e para a Inauguração da Exposição do Foral da Cidade de Faro no Museu Municipal. Um pouco antes, pelas 12:30, perpetuaremos o nome do cineasta farense José Maria Nunes (1930-2010), descerrando a placa toponímica com o seu nome que, doravante, passará a designar o troço viário que liga a rotunda do Fórum Algarve à rotunda da Escola Superior de Saúde da UAlg.

Programa completo do Dia da Cidade | 7Set:

09:30 – Içar das Bandeiras

09:45 – Sessão Solene nos Paços do Município

10:30 – Desfile Equestre pelas ruas da Cidade

11:30- Inauguração do Parque Ribeirinho

12:30 – Descerramento da placa toponímica em homenagem ao cineasta José Maria Nunes

15:00 – Inauguração da Exposição do Foral da Cidade de Faro no Museu Municipal

16:30 – Inauguração da Escola Básica da Lejana

18:00 – Inauguração da ETIC, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação no Mercado Municipal

A Câmara Municipal tem, assim, a honra de convidar todos os Munícipes e todos que nos queiram visitar, a participarem ativamente nas atividades do Dia da Cidade.

Por: Município de Faro

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.