Quarteira

Aula de Pilates com a instrutora Helena Silva (56 fotos)

Já todos sabemos que Quarteira é a Capital do Zumba. Helena Silva é uma das suas instrutoras e também instrutora de pilates. E porque o pilates também está na moda, esta noite fomos ‘espreitar’ uma das suas aulas no Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira.

O resultado está bem patente na galeria de imagens que apresentamos mais abaixo.

Helena Silva é uma das instrutoras da Associação Amanhecer Selvagem e ministra as seguintes aulas:

Pilates

Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira | 3.ªs e 5.ªs das 20 às 21 horas

Centro de Apoio à Criança, em Quarteira | 4.ªas e 6.ªs das 18h45m às 19h45m

Ginásio Champions, em Quarteira | das 10 às 11 horas

Centro Médico de Quarteira | 3.ªs e 5.ªs das 17 às 18 horas

Hotel Crowne Plaza, em Vilamoura | 4.ªs feiras às 11h0m

Espaço Corpo e Alma, nas Galerias D. Leonor, em Loulé | 2.ªs e 6.ªs das 20 às 21 horas

Espaço Cores do Corpo, em Almancil | 2.ªas feiras às 18 e às 19 horas

Zumba

Centro de Apoio à Criança, em Quarteira | 4.ªas feiras às 20 horas

Espaço Corpo e Alma, em Loulé | Segundas às 10 horas e Sextas às 19 horas

Yoga

Hotel Crown Plaza, em Vilamoura | Sábados às 10 horas da manhã

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Como surgiu o pilates?

Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada. Atualmente, é uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

Em que consiste este método?

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e
ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?

O pilates está na moda e não é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas.

Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, combate o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.

Muitos programas de exercício concentram-se em desenvolver a força de outros músculos através de treino com pesos, exercícios na bicicleta, etc. Pilates, pelo contrário, desenvolve todo o corpo, dando-lhe um aspeto mais alongado, alinhado e forte.

É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

 

 

Categories: Quarteira

1 reply »

  1. Só uma dúvida ! Vivo no Brasil há 11 anos e sou praticante de Pilates três vezes semanais faz alguns anos. Vou reformar-me e regressar a Vilamoura onde vivi 13 anos. Vejo pelas suas fotos que as suas aulas de pilates não incluem os equipamentos padrão , è uma outra alternativa ao conceito habitual ?

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.