Algarve

Crédito Agrícola atribui Prémio Inovação a investigadores da Universidade do Algarve

O “Prémio Inovação Crédito Agrícola”, na categoria Investigação e Inovação Tecnológica, foi atribuído a um grupo de investigadores da Universidade do Algarve (UALg) com o projecto de produção sustentável ecológica de fibras têxteis a partir de recursos agro-florestais.

premio

A equipa do Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UAlg, composta por Bruno Medronho, Anabela Romano e Hugo Duarte, tem em desenvolvimento novos sistemas e processos de dissolução e conversão de celulose em fibras para aplicação têxtil.

Esta aposta, com base na sustentabilidade, revela-se especialmente importante numa altura em que este mercado se depara com sérios problemas ambientais, sociais e económicos, quer devido à utilização massiva de algodão quer de fibras sintéticas. Este projecto é, portanto, duplamente importante para Portugal, um país com grandes recursos florestais e longa tradição têxtil.

O grupo de investigadores acaba assim de receber um prémio de cinco mil euros para dinamização deste projecto e condições especiais em produtos e serviços do único banco cooperativo nacional.

O “Prémio Inovação Crédito Agrícola”, uma iniciativa do Crédito Agrícola em parceria com a INOVISA, assinalou este ano a sua primeira edição e distinguiu os melhores projectos nas categorias “Inovação Empresarial”; “Investigação e Inovação Tecnológica”; “Empreendedorismo e Inovação Social”; “Agricultura Familiar e Micro Empresas” e ainda o prémio especial “Projecto de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola”. Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia que contou com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.