AGENDA

Recital de Piano com Joana Vieira no Teatro das Figuras | 6 de novembro

A Fundação Pedro Ruivo em parceria com o Teatro Municipal de Faro e com a colaboração do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, apresenta no próximo dia 6 de Novembro, pelas 18h30, no Teatro das Figuras, o Recital de Piano com a Pianista Algarvia Joana Vieira.

Joana Vieira Shumova

Joana Vieira Shumova

Joana Vieira iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”, onde integrou a classe da professora Oxana Anikeeva durante sete anos, tendo terminado o 8.º Grau de Piano com a classificação máxima.

Em 2005 foi admitida no Curso de Licenciatura em Piano da Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com a professora Tânia Achot. Ainda sob a sua orientação, concluiu em 2008 a Licenciatura em Música no Instituto Piaget de Almada com as mais altas classificações. Os seus estudos foram apoiados pelas bolsas de mérito concedidas pelo Rotary Club de Faro, bem como pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 2010 obteve o grau de mestrado com distinção e em 2011 um Artist Diploma, ambos pelo Royal College of Music em Londres, com o professor Ashley Wass, usufruindo de uma Bolsa de Estudo para Aperfeiçoamento Artístico concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2013 obteve também o grau de mestrado com distinção em ciências da performance, no Royal College of Music.

Ao longo dos anos o seu talento tem vindo a ser reconhecido, Joana tem actuado a solo em Portugal, Reino Unido, Rússia, Espanha, Itália, Bélgica e República Checa, tendo frequentado inúmeras masterclasses com músicos de renome tais como Tamas Vasary, Peter Frankl, Boris Berman, Sequeira Costa, Galina Eguiazarova, Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro e Niklas Siveløv.

Joana Vieira foi também premiada por diversas ocasiões em concursos a nível nacional e internacional, obtendo prémios tais como “Maria de Lourdes Avelar Prize” for proficiency of artistic performance and interpretation, IX International Piano Masterclass, Óbidos (2004) e Frank Merrick Prize para a melhor interpretação de um compositor britânico no “Piano Contemporary Music Competition” (2010) no Royal College of Music.

Este evento insere-se nas comemorações do 100º Aniversário do Nascimento de Maria Campina.

Por: Fundação Pedro Ruivo

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.