AGENDA

XVI Encontro de Música Antiga de Loulé | Michael Form e Dirk Börner levam programa dedicado a Bach à aldeia de Alte | 11 de outubro

Este sábado, 11 de outubro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, vai ter lugar mais um concerto integrado no XVI Encontro de Música Antiga de Loulé. O flautista Michael Form e o cravista Dirk Börner interpretarão um programa totalmente dedicado a Johann Sebastian Bach, com peças que derivam das sonatas, partitas, suites e cantatas do genial mestre barroco.

Michael Form e Dirk Börner

Michael Form e Dirk Börner

Natural de Mainz (Alemanha), Michael Form é considerado um dos principais executantes de flauta de Bisel. Atribuíram-lhe bolsas de estudo de Heinrich-Strobel-Stiftung (SWF, Baden-Baden), Studienstiftung des deutschen Volkes, Cité Internationale des Arts (Paris) e Deutscher Akademischer Austauschdienst DAAD.

Como executante de flauta, foi premiado em competições importantes, como Internationaler Musikwettbewerb der ARD (Munique), Concours de musique contemporaine ICARE 88 (Paris) e Concours Musica Antiqua (Bruges).

Como solista, já atuou com várias orquestras, tais como NDR Radio-Philharmonie Hannover e L’Orchestre de Chambre de Genève. Nos últimos 15 anos, tem vindo a realizar recitais em duo com o cravista alemão Dirk Börner. Os seus espetáculos ao vivo foram gravados por quase todas as estações de rádio alemãs.

Os seus CDs para Raumklang Musikproduktion, Alpha e Edição Ambronay receberam vários prémios como o Diapason d’Or e Choc du Monde de la Musique.

Em 2002 Michael Form iniciou uma segunda carreira como maestro de ópera e orquestra. Ele dirigiu o Ensemble Barroco du Léman, o Luzerner Sinfonieorchester, o Niedersächsische Staatsphilharmonie Hannover e o Folkwang Kammerorchester Essen. Em 2012, dirigiu a «Alessandro» por Handel no 35º Händel-Festspiele Karlsruhe.

Dirk Börner estudou piano no Conservatório Nacional Regional, em Estrasburgo. Apresenta-se regularmente com os seguintes conjuntos: Stylus Phantasticus, The Rare Fruits Council, Cafe Zimmermann e Aux Pieds du Roy. Estudou cravo com Andreas Staier e Jesper Christensen no Schola Cantorum, na Basileia. Tem dado concertos por toda a Europa, Estados Unidos e Israel. Tem vários CDs editados (C.PH. E. Bach, J. Mattheson, D. Buxtehude, J. M. Hotteterre, J.P. Erlebach, Joh. Seb. Bach, F. Mancini) pelas editoras Alpha, Harmonia Mundi France, Astrée-Naïve, K 617, Accent e pela Raumklang Musikproduktion. Além disso tem gravações ao vivo nas principais estações de rádio de países como a Suiça, França, Áustria e Alemanha. É professor de cravo na Hochschule der Künste Bern e ensina contrabaixo no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon.

O concerto tem entrada livre.

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s