Internacional

Luís Gomes promove no Urugai potencialidades da Rede Ibero-Americana de Cidades Médias

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, apresentou, esta semana, em conferência de imprensa conjunta com o intendente da região de Treinta y Três, Uruguai, as linhas gerais da Rede Ibero-Americana de Cidades Médias (Riacim).

Fundada no âmbito da Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia (Ciumed), a Riacim pretende desenvolver um quadro de cooperação internacional permanente entre as cidades médias, através do intercâmbio de experiências e da implementação de ações territoriais comuns.

Na sessão, Luís Gomes, também presidente da rede Ciumed, destacou as vantagens do já longo trabalho em rede desenvolvido pela Riacim nos últimos anos, nomeadamente o seu papel na tomada de decisões sobre políticas urbanas que estão a apostar no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

«Nesta primeira reunião fizemos um enquadramento da rede, nomeadamente das parcerias já desenvolvidas, e vamos agora promover um segundo encontro para aprofundar políticas comuns e as opções de financiamento ao dispor dos membros da rede», afirma Luís Gomes.

O âmbito territorial da Riacim são os países da Península Ibérica e da América Latina, a saber: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Esta nova rede quer influenciar a tomada de decisões a nível nacional ou internacional, pondo em prática políticas urbanas baseadas nas cidades médias, consideradas como o melhor modelo de sustentabilidade e de qualidade de vida dos cidadãos.

Para atingir estes fins, a RIACIM promove a partilha de informação e a reflexão sobre a gestão urbanística praticada pelas cidades da rede, favorecendo a divulgação de experiências capazes de contribuir para que as cidades da União Europeia e da América Latina se tornem mais dinâmicas, atrativas e competitivas.

Por: Município de Vila Real de Santo António

Categories: Internacional, VRSA

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.