AGENDA

Arquivo Entre Histórias – “Património cartográfico algarvio. Legado do engenheiro militar José de Sande Vasconcelos” | 24 de outubro

Sexta-feira, 24 de outubro às 18 horas, no Arquivo Histórico António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.

cartografia

ORADOR: Tenente-Coronel Manuel Rato

O Arquivo Municipal António Rosa Mendes, do município de Vila Real de Santo António, possui no seu acervo documental uma coleção de documentos cartográficos da autoria do engenheiro militar José de Sande Vasconcelos. Trata-se de originais manuscritos de inquestionável valor patrimonial e histórico, que remontam à fundação da nova Vila de Santo António de Arenilha mandada edificar pelo marquês de Pombal que, mais tarde, passou a chamar-se Vila Real de Santo António.

Decorria o ano de 1772 quando, por “Aviso” Governamental dirigido ao Governador e Capitão General do Reino do Algarve, o sargento mor de Infantaria com exercício de engenheiro, José de Sande Vasconcelos, é colocado no Reino do Algarve, para substituir na função o sargento mor Romão José do Rego que deveria regressar à Corte (Lisboa) para tratar da sua saúde. Apesar das maleitas, o engenheiro militar Romão José do Rego ainda permaneceu no Algarve por mais de dois anos, trabalhando com os engenheiros militares José de Sande Vasconcelos e José Carlos Mardel.

Durante o governo do Conde de Vale de Reis como Governador e Capitão General do Reino do Algarve, José de Sande Vasconcelos é nomeado “lente proprietário” da “Aula do Regimento de Infantaria de Faro, sedeada em Tavira” onde, conjuntamente com os seus discípulos, cartografou todo o Algarve. Este espólio cartográfico algarvio, dos finais do século XVIII e princípios do século XIX, está disperso por vários arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiras, nomeadamente a Biblioteca Nacional do Brasil, também conhecida por Biblioteca do Rio de Janeiro.

É esse o espólio cartográfico da autoria do engenheiro militar José de Sande Vasconcelos e seus discípulos da Aula de Tavira que se pretende divulgar e dar a conhecer ao público em geral, através da apresentação do trabalho intitulado: “Património cartográfico algarvio, legado do engenheiro militar José de Sande Vasconcelos”.

Categorias:AGENDA, VRSA

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s