Faro

Faro esteriliza animais errantes da Praia

Parceria estabelecida com a Associação Animais de Rua põe no terreno campanha de cadastro, vacinação e esterilização da população animal

Gato errante na Praia de Faro

Gato errante na Praia de Faro

Numa colaboração entre a Câmara Municipal de Faro e a Associação Animais de Rua (AdR), está em marcha a segunda fase do projeto de esterilização, tratamento e estudo genético e comportamental de animais errantes no concelho de Faro (Projeto CED). As ações estão a decorrer até ao dia 1 de Novembro incidindo sobre os núcleos errantes da Península do Ancão (Praia de Faro), zona problemática onde, em apenas dois dias foram, já esterilizados 50 felinos.

Durante as duas semanas do Projeto CED, a Associação Animais de Rua faz mobilizar para o terreno 15 técnicos especialistas e veterinários que procedem à captura, esterilização e tratamento dos animais, já identificados na operação de cadastro efetuada por esta mesma equipa durante o ano de 2013. A campanha poderá igualmente incidir sobre os animais com dono, também eles potencial foco de disseminação de parasitas, sem custos para o seu proprietário.

Inédito em Faro, este entendimento com a Animais de Rua faz parte de um projeto mais alargado, que conta com o apoio da organização internacional não-governamental Dog’s Trust e da Universidade Lusófona. Realçam-se ainda a colaboração da Junta de Freguesia do Montenegro e os apoios prestados por Grupo Folclórico de Faro e Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo de Faro. Uma palavra ainda para a população residente, que tem acolhido o projeto com grande interesse e mobilização voluntária, o que naturalmente se saúda.

O objetivo final é alargar as áreas de atuação do projeto a todas as zonas do concelho, de forma a controlar os núcleos populacionais, procurando assim interferir positivamente no equilíbrio, por vezes periclitante, entre a dinâmica da natureza e o quotidiano do concelho.

Os resultados das operações serão apresentados no final do projeto, em data e hora a anunciar, com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, a Presidente da Direção Nacional da AdR, Maria Pinto Teixeira, e dos representantes das demais entidades envolvidas.

Nota: Todos os procedimentos inerentes a esta campanha encontram-se visados pelas entidades competentes.

Categorias:Faro

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s