AGENDA

Em São Brás de Alportel, o próximo Passeio Natureza desperta “Ao Cantar do Galo” | 26 de outubro

Por que estamos em último domingo do mês, no próximo dia 26, o Ciclo de Passeios Natureza de São Brás de Alportel convida a um despertar diferente: “Ao Cantar do Galo”, para descobrir o encanto do mundo rural.

Agricultura familiar - São Brás de Alportel

Agricultura familiar – São Brás de Alportel

Com ponto de encontro no Terminal Rodoviário, pelas 09h00, o passeio temático “Ao Cantar do Galo” inspira-se no Ano Internacional da Agricultura Familiar, assinalado em 2014, por instituição da Organização das Nações Unidas, que pretende lançar medidas e estruturas de trabalho em prol das novas realidades de competitividade e de sustentabilidade dos recursos agrícolas, a uma dimensão local.

Atualmente, na era da globalização, assistimos ao surgimento, ainda que a uma pequena escala, de novos diálogos com o mundo rural, com a terra e com os princípios de defesa da natureza. São os movimentos de novos agricultores, as hortas comunitárias que germinam nas vilas e cidades, e toda uma nova agricultura que quer preservar a qualidade em detrimento da quantidade e se apresenta como guardiã da terra.

É neste terreno fértil de valores, a comemorar este ano especialmente dedicado à agricultura praticada no seio das famílias, que o Ciclo de Passeios Natureza convida a um passeio pelos campos do Barrocal para aprender o que é uma porta que se abre quando se rega…, como cresce uma tomateira ou como se preserva uma semente. E para lembrar que por detrás da beleza dos campos cultivados está sempre um trabalho árduo, tantas vezes esquecido.

De participação gratuita, esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel carece de inscrição prévia através do Tel. 289 840 005/ 289 840 019 ou e-mail.: municipe@cm-sbras.pt

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.