Consumidor

“Compensa fazer as compras de supermercado online?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

deco_40anos

A DECO INFORMA…

Hoje em dia os serviços de entrega ao domicílio são a solução para alguns consumidores. Contudo, a quantidade de supermercados com este serviço é algo limitada.

Já ciente desta realidade, em 2005 e 2010, a Associação efectuou um estudo sobre este serviço, tendo, na altura, sido encontradas várias falhas, desde horários pouco flexíveis, deficiente conservação dos frescos e congelados, embalagens danificadas, falta de informação sobre preços e disponibilidade dos produtos e troca ou falta de bens sem aviso.

Este estudo foi agora repetido, e verificamos que os problemas se mantêm.

Quando contrata um serviço ao domicílio, o consumidor conta poder escolher um horário adequado às suas necessidades e conseguir os produtos no próprio dia. No entanto, o estudo demonstrou que nem todos os estabelecimentos cumprem os horários de entrega combinados. Na verdade, não basta apresentar um horário adequado, é preciso cumpri-lo. Se o objectivo é facilitar a vida aos consumidores, há que adaptar o serviço para evitar tempos de espera irrealistas face ao previamente combinado.

Entregues as compras, verificámos o seu estado e deparámo-nos com mais problemas. Vários congelados e produtos frescos apresentavam temperatura indevida ou já estavam em processo de descongelação. Outro exemplo foram as entregas de fruta pisada ou alface com folhas partidas, o que demonstra falta de cuidado na escolha de produtos para os clientes. Em 30 compras, só 18 conseguiram uma boa apreciação no estado de conservação.

Em suma, face aos dois estudos idênticos que realizámos, em 2005 e 2010, lamentamos não notar uma clara evolução positiva. Entendemos que estes serviços devem adaptar-se às necessidades dos clientes e garantir o máximo cuidado com os produtos, já que quanto mais eficazes possam vir a ser, mais populares estes serviços se poderão tornar.

Categories: Consumidor

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.