Desporto

A Fisioterapia aplicada ao surf e ao bodyboard

O Instituto Piaget de Silves em parceria com a empresa Fisiorider, organizou no passado dia 24 de outubro, na praia da Rocha, o workshop “A fisioterapia aplicada ao surf e ao bodyboard”, destinado a estudantes de Fisioterapia.

A fisioterapia aplicada ao surf e bodyboard tem como objetivo principal prevenir as lesões comuns destas modalidades, melhorando o desempenho físico do atleta. A prática destas modalidades exige movimentos específicos, sendo necessário a aquisição de diversas vertentes físicas, tais como, resistência, velocidade, força, agilidade, flexibilidade e proprioceptividade. Os atletas destas modalidades são submetidos a diversos fatores que podem predispor às lesões.

Uma vez que esta área da reabilitação ainda é pouco difundida, a realização deste workshop, nas instalações do Portimão Surf Club, proporcionou aos estudantes de Fisioterapia o contacto com exercícios da Fisioterapia que podem melhorar o desempenho dos atletas. Os estudantes observaram a realização de um treino propriocetivo e pliométrico em superfícies instáveis aplicados a atletas, sob a supervisão do Fisioterapeuta Filipe Costa da empresa FisioRider (Portimão).

O treino proprioceptivo e pliométrico permite que o indivíduo estabeleça relações com o meio envolvente fornecendo informações sobre a posição dos segmentos articulares do seu padrão de movimento, sendo um fator importante na correção gestual, na estabilidade dinâmica e na prevenção de lesões.

Os estudantes praticaram estes exercícios específicos aplicados ao surf e bodyboard, além da realização de uma aula de surf, sob a supervisão do monitor Luís Correia para que pudessem ter consciência da necessidade de trabalho em superfícies instáveis.

Categories: Desporto, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.