Silves

ARMAÇÃO DE PÊRA | Obras de recuperação e valorização ambiental da Foz da Ribeira do Vale do Olival

A Câmara Municipal de Silves (CMS) está a executar, desde o passado dia 29 de outubro, obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra.

Obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra

Obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra

A obra resulta de uma candidatura comunitária, ao programa PO Algarve 21 – Eixo 2 – Ações de Valorização do Litoral.

O valor total da obra é de 100 mil euros, sendo que 70% do valor será a fundo perdido, e as Câmaras de Silves e Lagoa suportarão, respetivamente, 15% do valor total.

A referida candidatura incluiu, ainda, o Projeto de Execução Técnica do Parque Urbano Nascente de Armação de Pêra, na margem direita da ribeira de Alcantarilha, perto do ex-campo dos Armacenenses, ou seja, o antigo “Estádio das Gaivotas”, como era conhecido.

A empreitada que agora está em curso contempla a execução de um caminho pedestre, de um passadiço sobre-elevado em madeira, a plantação de espécies ribeirinhas e a construção de dois açudes.

Estas construções permitirão minimizar o impacto da erosão na foz da ribeira, bem como o impacto ambiental resultante das descargas de águas pluviais contaminadas e das descargas acidentais que ocorrem da Estação Elevatória de Esgotos.

A obra foi adjudicada à empresa Manuel António & Jorge Almeida – Construções SA e tem um prazo de execução previsto de 5 meses.

Por: Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.