Silves

Quinta Pedagógica de Silves recupera breque e carroça tradicional algarvia

A Quinta Pedagógica de Silves concluiu a recuperação de uma carroça tradicional algarvia e prepara-se para iniciar igual trabalho, mas desta feita para recuperar um “breque” (igualmente um pequeno veículo de tração animal).

Estas iniciativas da Quinta Pedagógica têm como objetivo dar a conhecer uma arte que em tempos era muito importante na região, bem como preservar um património que é importante para que os visitantes deste espaço municipal possam compreender os modos de vida tradicionais, ligados aos espaços rurais do Algarve.

A recuperação da carroça foi feita com a colaboração de Fábio Ilídio Marques Nobre, colaborador da Quinta Pedagógica de Silves e com o apoio da Junta de Freguesia de Silves, que disponibilizou as tintas necessárias para a sua pintura.

A Quinta Pedagógica recebeu, ainda, uma oferta de um brake/break/breque (tem estas diferentes denominações), por parte de Joaquim Diogo Mascarenhas Netto Cardoso. Este veículo presume-se que date de 1845.

Este tipo de “pequeno coche” foi uma invenção inglesa do seculo XIX, que assentava em quatro rodas, não possuía cobertura e terá sido desenhado, sobretudo, para ser conduzido no campo, embora também fosse usado na cidade. Tanto podia servir como transporte de passageiros, como para transporte particular.

Este breque, que foi doado à Quinta Pedagógica, era da propriedade da família Mascarenhas Cardoso. Deste modo, salvaguarda-se não só o património histórico-cultural das “raízes” silvenses, mas, também, se perpetuam as memórias de toda uma comunidade.

A câmara Municipal através da Quinta Pedagógica agradece a dádiva de Joaquim Diogo Mascarenhas Netto Cardoso e assume o compromisso de recuperar e divulgar este importante marco histórico-cultural da cidade, tal como fez relativamente à carroça algarvia.

Para além deste material, a Quinta Pedagógica tem recebido diversos donativos de material etnográfico, que também tem preservado e integrado no seu espólio. Uma das últimas doações foi feita por Edmundette Varela Alves Aleixo, a quem o Município também agradece.

Por: Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.