S. Brás de Alportel

Encontro em São Brás de Alportel reuniu associações juvenis do Algarve

Duas centenas de jovens oriundos de 20 associações juvenis participaram no passado dia 1 de novembro no J@lgarve – I Encontro de Associações Juvenis do Algarve, que decorreu em São Brás de Alportel, numa organização da conjunta da Direção Regional do Algarve do IPDJ e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em conjunto com o movimento associativo juvenil do Algarve.

Este encontro permitiu reunir as associações juvenis da região algarvia, promover a troca de experiências e a reflexão conjunta sobre os desafios que se colocam ao movimento associativo e mostrar publicamente o trabalho desenvolvido, na região, pelas associações juvenis.

Na sessão de abertura do J@lgarve – I Encontro de Associações Juvenis do Algarve, realizada no Cineteatro São Brás, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, congratulou-se com a realização deste primeiro encontro das associações juvenis do Algarve e sublinhou a importância das associações como escolas de cidadania, na qual confessou ter aprendido grandes lições. O Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Luís Romão, salientou o crescimento verificado nos dois últimos anos no número de associações juvenis sediadas no Algarve e a importância deste I Encontro de Associações Juvenis enquanto meio de dar a conhecer publicamente a dinâmica do movimento associativo juvenil na região.

Durante a manhã foi feita a apresentação pública da Federação das Associações Juvenis do Algarve pelas associações que estão envolvidas na sua constituição. Trata-se da primeira estrutura interassociativa que terá como objetivos representar, apoiar e promover o associativo juvenil da região. De seguida uma dezena de associações juvenis teve a oportunidade de mostrar publicamente o trabalho que desenvolvem através de apresentações intercaladas com momentos de animação com música, dança e vídeo.

No final da manhã e início da tarde os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer outras entidades que desenvolvem ações para as associações juvenis e para os jovens. A Direção Regional do Algarve do IPDJ, IP, a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, a Agência Nacional do Programa Erasmus + – Juventude em Ação e a Cooperativa Ecos apresentaram-se aos dirigentes, técnicos e jovens presentes no Encontro.

Durante a tarde no espaço exterior em frente ao Cineteatro São Brás as associações juvenis participantes no J@lgarve – I Encontro de Associações Juvenis do Algarve dinamizaram um diversificado programa de animação que inclui demonstrações de BTT e artes marciais, uma simultânea de xadrez, atuações de hip-hop, dança e acordéon, workshops de yoga do riso e de origami e outras atividades que permitiram mostrar, na prática, o trabalho que é desenvolvido na região pelas associações juvenis.

Simultaneamente, decorreram no auditório painéis de reflexão e debate para dirigentes e técnicos de juventude. A importância da cooperação interassociativa, as vantagens da participação das associações em atividades de âmbito internacional e o papel que as associações juvenis podem desempenhar no desenvolvimento local foram os temas em análise nestes painéis. Intervieram nestes debates, como moderadores: José Vaz da FNAJ, Nuno António da associação juvenil MOJU de Olhão, Pedro Reis da Agência Nacional do Programa Erasmus + – Juventude em Acão, Sofia Martins da Cooperativa ECOS, Marlene Guerreiro, vereadora da Juventude da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Hugo Nunes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, em representação da AMAL, Associação de Municípios do Algarve e Luís Romão, enquanto presidente da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António.

No encerramento do J@lgarve – I Encontro de Associações Juvenis do Algarve, voltaram a participar o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro e o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Luís Romão, que enalteceram a elevada participação das associações juvenis do Algarve neste Encontro.

O Encontro terminou com a representação da peça de teatro “Sopa com Massa” pelo grupo de teatro Sin-Cera da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Para a realização deste encontro, a organização contou com o apoio do AquaShow, FNAC e Intermarché de São Brás de Alportel. De referir, também, a colaboração da ADS – Associação Designers do Sul que concebeu a imagem dos diferentes suportes de difusão do evento.

Por: Município de São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.