AGENDA

Revista Nova Águia apresentada na Biblioteca Municipal de Loulé | 3de dezembro

A Biblioteca Municipal de Loulé recebe no dia 3 de dezembro, pelas 18h30, a apresentação da Revista Nova Águia n.º 14, uma referência nacional na área do ensaio e da poesia, que desta vez tem como tema “Os 80 anos da Mensagem de Fernando Pessoa” e os 800 anos da Língua Portuguesa.

«Precisamente oitenta anos após a sua publicação, a Mensagem de Fernando Pessoa continua a ser um texto interpelante para quem insiste em preocupar-se com a destinação histórica de Portugal. Sob as mais plurais perspetivas – desde as mais esotéricas e espiritualistas até às mais culturalistas e geopolíticas –, a Mensagem foi, sobretudo, um excelso pretexto para repensarmos o futuro de Portugal, mais amplamente, de toda a Comunidade Lusófona.

Porque não há futuro sem passado, articulámos essa plural reflexão em torno da Mensagem com a celebração da própria língua portuguesa – na data, esta menos precisa, dos seus oito séculos.

Coligimos também neste número da Nova Águia as intervenções dos representantes das várias associações lusófonas da sociedade civil que participaram no II Congresso da Cidadania Lusófona, coordenado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono e pela Sphaera Mundi: Museu do Mundo, no âmbito da Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC), decorrido na Sociedade de Geografia de Lisboa, a 16 de abril deste ano».

Desde 2008, a Nova Águia é “a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a refletir sobre o pensamento português”.

A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. A Nova Águia pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado ao século XXI. Tal como n’ A Águia, as mais relevantes figuras da nossa Cultura serão chamadas a dar o seu contributo e a refletir sobre determinados temas.

Por: Município de Loulé

nova_aguia

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.