Faro

Câmara de Faro liquida dívidas a fornecedores

Com a 3.ª e última tranche do PAEL, Município finaliza o processo de pagamento de dívidas de curto prazo a fornecedores

Edifício dos Paços do Concelho de Faro

Edifício dos Paços do Concelho de Faro

 

A Câmara de Faro acaba de liquidar as últimas faturas inseridas no Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). O montante agora restituído ascende a 3.342.179,91€ e corresponde a 20% do total do financiamento concedido para pagamento de dívidas a curto prazo a fornecedores.

Nesta ocasião o Município entende que deve endereçar uma palavra pública de consideração para com todas as empresas e associações que se viram obrigadas a esperar tantos anos pela regularização destas faturas, em reconhecimento pela confiança depositada no rumo escolhido em 2010 para restaurar as contas, racionalizar os recursos, agilizar a máquina administrativa e regulamentar a gestão.

O pagamento do empréstimo do PAEL (16.710.899,55€) far-se-á até 2034, num esforço financeiro anual superior a um milhão de euros, com juros e serviço da dívida incluídos. Neste quadro, e tal como deve ser, o Município obriga-se a ter contas muito equilibradas mantendo a cautela e o rigor na sua gestão financeira – apenas serão assumidos compromissos que estejam dentro das possibilidades da autarquia, na consciência plena que temos parte do nosso futuro hipotecado por muitos anos.

Agora, mesmo com o futuro severamente condicionado, o Município já não faz nem fará qualquer aquisição ou contratação sem a garantia de que existe verba para o seu pagamento integral, isto introduz transparência no relacionamento entre a Câmara e os demais agentes locais, que sabem que os seus pagamentos acontecerão dentro da legalidade, no prazo de 90 dias.

No final deste processo, fica finalmente restituída a credibilidade financeira perante os nossos fornecedores, associações e entidades bancárias – a Câmara de Faro é pessoa de bem e credora de toda a confiança.

Por: Município de Faro

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.