Consumidor

Ouvi falar de uma campanha chamada Energia Fantasma e queria saber mais informações. No que consiste e quem pode assistir?

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

deco_40anos

A DECO INFORMA…

A DECO, através da campanha Energia Fantasma, pretende informar e sensibilizar os consumidores sobre o consumo stand-by/off-mode e outros desperdícios de energia nas nossas casas. Para reduzir a factura da electricidade aconselhamos os consumidores sobre o modo como podem eliminar os consumos fantasma e quais os comportamentos de consumo menos eficientes que devemos evitar.

Os consumos fantasma ocorrem quando os equipamentos se encontram em stand-by, ou seja quando os desligamos apenas no comando, ou em off-mode que ocorre quando o equipamento está ligado à tomada mas não permite qualquer função nem indica que está a consumir energia.

Com este projecto, a DECO vai desenvolver sessões informativas, dirigidas a alunos de ensino básico, de 2º e 3º ciclo e ensino secundário/profissional e também à comunidade. Pretendemos promover gestos simples a adoptar para poupar energia e proteger o ambiente junto da comunidade geral e escolas. No caso da comunidade, as sessões serão realizadas em parceria com entidades locais de acção social abrangendo a população mais carenciada, mas também em feiras/exposições para a população em geral.

Um dos principais gestos a adoptar para reduzir o consumo fantasma é desligar sempre todos os equipamentos directamente na tomada, quando não estão a ser utilizados. Uma solução fácil e eficiente é utilizar tomadas com interruptor, assim pode desligar vários equipamentos em simultâneo.

Ao poupar energia estamos não só a reduzir a nossa factura de electricidade mas também a proteger o ambiente.

Para mais informações pode aceder ao site http://www.energiafantasma.pt ou contactar-nos por e-mail em faro@energiafantasma.pt.

Categories: Consumidor, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.