Loulé

Visita aos Carros do Carnaval de Loulé | Vítor Aleixo garante «o maior Carnaval de sempre» (43 fotos)

A Câmara Municipal de Loulé convidou a Comunicação Social para uma visita ao Museu/Oficina de Carnaval, onde estão a ser elaborados os carros alegóricos da edição de 2015 do corso carnavalesco. A visita teve lugar hoje, dia 4 de fevereiro, na Zona Industrial.

A Comunicação Social teve assim a oportunidade de acompanhar, em primeira mão, a conceção dos carros alegóricos e contactar com os artistas e organizadores do evento, numa visita guiada pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

O autarca louletano disse que a temática deste ano será “Loulé – Cidade Europeia do Desporto. Serão 14 carros representando as várias modalidades, com muito humor e muita sátira, com figuras públicas. Mandámos já uma cartinha a S. Pedro para que não haja frio nem chuva. Se assim acontecer, vamos ter um dos melhores cortejos de sempre, um cortejo de primeira grandeza para atrair turistas à nossa cidade, numa altura em que a atividade turística” está na época baixa, procurando, assim, promover “o comércio e a economia local”, pelo que “esperamos muitos turistas”.

Vítor Aleixo adiantou que “vamos ter a habitual colaboração da RTA porque o cartaz promove o Turismo da região”.

A visita foi igualmente guiada por Palhó, o qual, ainda segundo o edil de Loulé, é “um criativo de primeira linha”, adiantando também que “um traço da tradição que não se perdeu é o envolvimento das pessoas para trabalharem nos carros”.

Vítor Aleixo sublinhou ainda que ”trabalhamos sempre para que as coisas corram melhor que no ano anterior, com criatividade, cor e alegria”. Por outro lado, “vamos ter duas escolas de Samba e, na sexta-feira, teremos o desfile de cerca de 2500 crianças, trajadas a rigor. Repetimos o que aconteceu no ano passado porque foi um êxito e este ano vamos alargar esse desfile a Quarteira, Almancil, Alte, enfim, nos principais centros urbanos do concelho. Só por isso, este vai ser o maior Carnaval de sempre”, sustentou.

Em termos de orçamento, “continuamos com fortes restrições financeiras porque temos uma pesada dívida, que vamos liquidando. A dívida diminuiu e antecipámos o pagamento do PAEL em 3 anos mas não quer dizer que haja afrouxamento na gestão dos dinheiros municipais. Mantemos o mesmo orçamento para o Carnaval, nunca superior a 200 mil euros, para que mantenha a cor e a alegria. Pelo que podemos ver nas maquetas, são carros divertidos e muito bonitos e o desfile envolverá cerca de 800 figurantes”.

Mantendo a tradição dos anos anteriores, “parte da receita do Carnaval será entregue a uma ou duas IPSS do concelho, ainda por definir, que estão nesta altura muito precisadas de apoios”.

Carros alegóricos do Carnaval de Loulé 2015

“Caça ao Crato” – Clube de Ténis de Loulé

“Malha no Povo” – Ginástica Clube de Loulé

“Fuga Para a Vitória” – Grupo Desportivo Barreiras Brancas

“Ronaldo d’Ouro” – Associação Grupo Amigos de Loulé

“Doçuras e Travessuras” – Doina

“O Leão Mostra a Sua Garra” – Rugby Clube de Loulé

“Choque de Titãs” – Associação Poeta Aleixo

“Algarve em Flor” – Associação Satori

“Os Velhos do Restelo” – APAGL – Associação dos Pais e Amigos da Ginástica de Loulé

“Rally do Norte, até ao teu regresso” – Motoclube de Loulé

“Escola de Samba”

“Brasileiras Pintadas”

“Fantasia de Carnaval” – Escola de Samba

“Sócrates a Vapor” – TUALE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé

O corso contará ainda com 10 grupos de animação em representação dos clubes e das coletividades do concelho, com cerca de 500 elementos e 4 Escolas de Samba com 230 elementos e com música ao vivo, designadamente:

– Escola de Samba Paraíso Tropical, de Penafirme da Mata;

– Escola de Samba “Vai Quem Quer”, de Estarreja;

– Escola de Samba “Os Morenos”, de Estarreja;

– Escola de Samba “Carioca”, de Ovar.

Destaque ainda para as seguintes animações:

– Marionetas Pierrots, com quase 5 metros de altura;

– Lagartas e Duendes;

– Panda e Tigre elétricos;

– 8 bailarinas brasileiras com corpos pintados;

– Fanfarra;

– 4 cabeçudos;

– Música do corso tocada por banda ao vivo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

NOTA: Vítor Aleixo pediu à imprensa para não publicarmos imagens dos carros completos, pelo que apresentamos aqui apenas alguns detalhes que, por si só, já levantam uma ponta do véu daquilo que será o CARNAVAL DE LOULÉ 2015. Saiba mais AQUI

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.