S. Brás de Alportel

Inauguração da Fonte Nova e Lavadouro traz nova vida ao centro histórico de São Brás de Alportel

A obra de requalificação do jardim da Fonte Nova e do Lavadouro foi inaugurada este sábado, dia 7 de fevereiro, dando continuidade à renovação de diversos espaços singulares do concelho. Na inauguração, que teve lugar pelas 16h00, marcaram presença muitos munícipes que quiseram fazer parte deste momento histórico.

O projeto “Memórias da Terra – da Fonte Velha ao Poço Novo” é um projeto de valorização do património são-brasense, nomeadamente de lugares com história e com vivência comunitária, que foram esquecidos pelo tempo. A intervenção realizada teve por objetivo devolver a identidade e o caráter a estes locais com enorme importância social e cultural no passado são-brasense.

A recuperação do património procurou manter a funcionalidade do conjunto jardim-lavadouro e preservar um legado que deve ser transmitido às futuras gerações, enquanto se valorizaram os pontos fortes e foram potenciadas as qualidades de ambas as estruturas.

Com assinatura da arquiteta Amélia Santos, a obra de requalificação da Fonte Nova e do Lavadouro representa um novo começo para este lugar muito especial localizado no centro histórico de São Brás de Alportel, adequado a atividades de lazer diversas e dotado de vista panorâmica sobre a serra.

Esta intervenção está integrada no projeto “Memórias da Terra – da Fonte Velha ao Poço Novo”, que foi financiado em 60% pelo PRODER – Subprograma 3 – Ação 3.2.1 – Valorização do Património Rural, e inclui obras de reabilitação e pequenas intervenções em diversos locais do concelho bem como a criação de dois percursos pedestres e a valorização de um ofício tradicional – a arte de trabalhar o barro.

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.