AGENDA

Fábio Nobre apresenta “O Silêncio das Palavras” na Biblioteca Municipal de Loulé | 24 de fevereiro

No âmbito da iniciativa “Livros Abertos”, o jovem escritor e poeta quarteirense Fábio Nobre vai estar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 21h00, para apresentar o seu livro “O Silêncio das Palavras”.

A apresentação do escritor vai estar a cargo de Helena Horta, professora na Universidade do Algarve.

“O Silêncio das Palavras” passa-se algures no Alentejo rural. Não há nomenclatura de terras mas percebe-se, pelo ambiente, que se trata dessa zona do país. António e Carlos são as personagens principais, cujos caminhos se cruzam por diversos motivos e de formas muito distintas.

Este é um romance que fala de desencontros, e aí também se situa um dos motivos pela escolha do título, uma palavra dita fora de tempo ou uma interpretação incorreta de uma palavra, é tudo quanto basta para desencadear um conjunto de fatores que depressa fogem do controlo.

O tempo é lento, sente-se na melancolia e cisma das personagens. É um romance com muitas histórias por trás da história principal. A dona Chica, o Pastor das Ovelhas, o Taberneiro, a dona da Mercearia, enfim, à sua maneira, todas estas personagens secundárias acabam por descrever o ambiente com silêncios. Há também todo um jogo metaliterário, feito pelo autor, como se esta obra fosse, ela própria, um tubo de ensaio para experimentações literárias. É um romance de procura, com uma poética muito evidente que parece, ela mesma, galgar a própria história, como disse Lídia Jorge. Não é um romance exímio, longe disso, mas é um romance que demonstra o compromisso do autor para com as suas palavras e o tratamento da linguagem.

No final haverá a habitual sessão de autógrafos

A entrada livre.

Por: Município de Loulé

cartaz

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.