AGENDA

Ciclo de Conferências Ideias em Palco | Ambiente e Energias Renováveis com Carlos Pimenta | 11 de março

No dia 11 de março, quarta-feira pelas 18h00, terá lugar a segunda conferência do ciclo Ideias em Palco que terá como convidado o engenheiro Carlos Pimenta e será subordinada ao tema A Energia Pode ser Totalmente Limpa? Carlos Pimenta tem formação académica em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico e em Gestão de Empresas por vários centros europeus.

Fundou em 1981 e foi o primeiro Presidente do GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e assumiu cargos de direção em vários organismos internacionais de defesa do ambiente, nomeadamente da GLOBE EU, associação internacional e inter-parlamentar de defesa do ambiente.

Foi Secretário de Estado do Ambiente, das Pescas e do Ambiente e Recursos Naturais no período de 1983 a 1987, foi Deputado à Assembleia da República, pelo distrito de Setúbal, e Deputado ao Parlamento Europeu, eleito em 1987 e reeleito em 1989 e 1994.

No âmbito da sua atividade nas instituições europeias, na vertente da Política de Ambiente, Carlos Pimenta foi membro e relator de diversas delegações do Parlamento Europeu e da GLOBE no âmbito de várias convenções internacionais de defesa do ambiente, nomeadamente da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, da negociação e aprovação do Protocolo de Quioto, da Biodiversidade, de Basileia sobre a resíduos tóxicos e de Barcelona relativa à proteção do Mediterrâneo. Atualmente é Diretor do CEEETA, Centro de Estudos para a Economia de Energia Transportes e Ambiente, membro do Conselho de Administração do Fundo NovEnergia 2010 e coordenador do Grupo de Trabalho IV “Ambiente e Sustentabilidade” no âmbito do Fórum Europeu Energia e de Transportes. Este ciclo, composto por doze conferências, pretende abrir o palco do Teatro das Figuras às ideias, que não as somente artísticas e promover a reflexão sobre temas da atualidade que passam pela concertação política às questões ambientais, passando obviamente pela cultura. Tem como comissário João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve.

Os debates têm lugar no palco desta sala de espetáculos e a sua organização é da responsabilidade do Teatro das Figuras com o apoio da Câmara Municipal de Faro, da Universidade do Algarve, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, da Etic_Algarve e da Space Invaders.

Toda a programação para o mês de março, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio de Internet http://www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada na página de Facebook.

Por: TMF

cartaz

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.