AGENDA

Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” une municípios de Lagos e Loulé

A 10.ª edição do Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” está a decorrer até ao próximo dia 20 de março. No âmbito deste concurso, promovido pelas Câmaras de Lagos e de Loulé, a autarquia está a organizar um programa de atividades paralelas que passam por sessões de leitura, uma palestra ou a realização de um workshop.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen

Recorde-se que este Concurso Literário tem como principal objetivo promover a leitura entre os mais jovens, em particular das obras desta conhecida escritora. No decorrer desta iniciativa, a Câmara Municipal de Lagos, através da Biblioteca Dr. Júlio Dantas, está também a organizar diversas atividades paralelas, sempre respeitantes à obra e vida deste grande marco da literatura portuguesa, que se destinam principalmente ao público escolar.

Está prevista a realização de duas sessões do workshop “Na Rota de Sophia”, uma viagem pelos temas e poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, com Ana Ramalhete e que se destina exclusivamente a alunos e professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário.

No dia 14, também na Biblioteca, será levada a efeito uma singela homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresenm, com a projeção do filme “Sophia de Mello Breyner Andresen”, 1969, de João César Monteiro (duração: 17 min.), seguido de uma Conferência, de Helena Malheiro, sobre a vida e obra de Sophia intitulada “A Essência da Poesia”.

Helena Malheiro é autora de livros de contos como O Tamanho do Mundo (Asa, 1996) e Pescadores de Estrelas (Oficina do Livro, 2002), e do ensaio e David Mourão-Ferreira ou “A Secreta Viagem” (Oficina do Livro, 2001). A sua tese de doutoramento “O Enigma de Sophia de Mello Breyner Andresen: da sombra à claridade” foi editada em 2008 pela Oficina do Livro.

Para as escolas EB 2,3 e Secundárias do concelho de Lagos, estão previstas algumas sessões da Leitura Encenada “Palavra de Sophia”, pelo Teatro Experimental de Lagos, com Nelda Magalhães. Destinam-se a alunos do 7º ao 12º ano, potenciais participantes no 10º concurso literário “Sophia de Mello Breyner Andresen”.

“Palavra de Sophia” é uma leitura encenada de vários textos de Sophia de Mello Breyner Andresen, selecionados e articulados com o objetivo de apresentar a literatura de Sophia a jovens entre os 12 e os 19 anos, alunos dos agrupamentos de escolas de Lagos. Dentro do universo de Sophia, pretende-se compreender a dinâmica das suas histórias, a magia e simplicidade das suas palavras, a força das imagens que nos provoca a sua poesia e os seus contos.

No que ao meu filme diz respeito, suponho que, antes do mais, ele é a prova, para quem a quiser entender, que a poesia não é filmável e não adianta persegui-la”.

                                                                                            João C. Monteiro

Por: Câmara Municipal de Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.