AGENDA

Mês de Março “veste” São Brás de Alportel no feminino

Março, Mês de Mulher apresenta em 2015 uma edição repleta de cultura, convívio e solidariedade para eles e para elas. São Brás de Alportel volta a homenagear a Mulher no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, e a dar continuidade ao caminho rumo à igualdade de direitos e oportunidades para todos.

banner

As esculturas de Andreia Cantante e Quita vão embelezar o átrio do Cineteatro São Brás com a exposição “Mulher, Deusa Guerreira”, onde um conjunto de trabalhos destas artistas, com imagens femininas esculpidas em lã de merino virgem, pode ser visitado entre os dias 6 e 27 de março.

Com o intuito de homenagear algumas mulheres que ao longo deste século deram um importante contributo para o desenvolvimento do concelho nas mais diversas áreas, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Mulheres a 100”, que estará disponível ao público entre os dias 6 e 28 de março, uma iniciativa integrada nas Comemorações do Centenário do Município.

E porque esta data relembra uma antiga luta pela igualdade de direitos e de reconhecimento da mulher na sociedade, as “Conversas de Saias” vão invadir a sessão mensal do ciclo Tertúlias “Aqui entre nós”, no dia 20, pelas 21h30, no Bar do Cineteatro, onde mulheres e homens podem partilhar histórias de vida e falar sobre igualdade de género e o dilema atual que representa a violência doméstica.

O sucesso empresarial no feminino surge como tema do encontro de mulheres empreendedoras “Mulheres nos Negócios: O que é Ser diferente?”, uma iniciativa da AWBN – Algarve Women’s Bussiness Network. Sandra Correia, fundadora e CEO da Pelcor, é a empresária convidada para participar nesta palestra de dia 26, quinta-feira, pelas 18h00, a ter lugar na sede da União Sambrasense.

A tertúlia “Mulheres com História”, realizada no âmbito das Comemorações do Centenário do Município, convida Maria Manuela Sousa Fernandes, são-brasense nonagenária com um percurso e personalidade singulares, para uma conversa informal sobre mulheres de relevo da história são-brasense, no dia 28, sábado, pelas 16h00, em local a confirmar posteriormente.

O programa Março, Mês de Mulher fica completo com um programa de animação totalmente no feminino preparado para as manhãs de sábado no Mercado Municipal.

A edição de 2015 deste programa integra ainda ações solidárias, que são realizadas com a colaboração do Grupo Social local: nomeadamente os serviços municipais da autarquia, a Junta de Freguesia e a equipa de protocolo do Rendimento Social de Inserção. Através desta ação solidária, no dia 8 de março, 8 mulheres são-brasenses oriundas de agregados familiares com vulnerabilidade social são convidadas para um jantar convívio muito especial. Simultaneamente, 8 outras mulheres oriundas destes agregados foram presenteadas com uma original sessão fotográfica, que pretende fortalecer a sua autoestima, numa atividade que contou com a colaboração do NAFA, Núcleo de Amigos da Fotografia do Algarve.

No âmbito destas ações, integra-se ainda um nova edição do já tradicional convívio serrano de mulheres, promovido pelo Centro Convívio de Parises, que procura estimular a autoestima e a partilha entre as mulheres residentes na área serrana do concelho.

Todas as ações deste programa são uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que sempre se revelou preocupada com a igualdade de direitos dos funcionários, homens e mulheres, tendo elaborado recentemente o Plano Municipal para a Igualdade, um documento elementar para promover a igualdade e melhores condições de trabalho para os seus colaboradores.

Programa_MarçoMêsdeMulher2015

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.