AGENDA

Biblioteca Municipal de Silves | Hora do Conto e Dinâmicas para Bebés com Rita Moriés no “Aqui Há Sábado” | 14 de março

“Leitura com Mimos – hora do conto e dinâmicas para bebés” é o nome da atividade que Rita Moriés dinamizará no próximo dia 14 de março, na Biblioteca Municipal de Silves. A atividade é dividida em duas sessões: uma com início às 15h30, dirigida a bebés dos 6 aos 18 meses, e outra com início às 16h30, para crianças dos 2 aos 4 anos.

Rita Moriés

Rita Moriés

Em cada sessão a animadora utiliza elementos do quotidiano e, a partir de sugestivas intervenções, revela os segredos do livro através de rimas, lengalengas, canções de embalar e ilustrações dos livros, utilizando objetos, sons, música, fantoches e livros adequados a bebés. A ideia subjacente é a de que não é preciso que a criança compreenda uma rima atendendo a que basta compreender a musicalidade das palavras para adquirir competências linguísticas que mais tarde vão ajudá-la no processo de formação enquanto leitor.

Mais informações sobre a iniciativa poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves através do telefone 282 442 112 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

De referir que a sessão seguinte do “Aqui há sábado” tem lugar a 21 de março com uma atividade interativa de transformação de histórias e músicas, dirigida a crianças dos 4 aos 10 anos e seus pais, dinamizada por Mara Guerreiro, em mais um “Gosto muito de ti”.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.

MAIS SOBRE A RUBRICA “AQUI HÁ SÁBADO”

Todos os sábados, a Biblioteca Municipal de Silves oferece ao público infanto-juvenil e suas famílias sessões de promoção da leitura, apresentadas num formato de hora do conto seguida de um ateliê artístico na área da pintura ou escultura, que enriquece os sentidos implícitos e mais significativos da obra em questão.

Estas sessões lúdicas, além de favorecerem, por vezes, um primeiro contacto com o objeto livro (no caso dos bebés), aumentam o léxico, provocam a superação de medos infantis e a alegria, desenvolvem a imaginação e a criatividade e tornam, a longo prazo, a escrita mais precisa, fluída e elegante, sendo ainda momentos preciosos na aproximação entre pais e filhos que experimentam momentos de qualidade afetiva.

SOBRE A MEDIADORA DE LEITURA RITA MORIÉS

Iniciou a sua atividade profissional em 2002 como estagiária na Biblioteca de Beja onde, mais tarde, de 2006 a 2008, voltou a desempenhar funções como mediadora de leitura.

Em 2008 integrou a equipa de trabalho da Biblioteca Municipal de Silves, tendo os seus conhecimentos na área da promoção do livro e da leitura enquanto mediadora de leitura contribuído para formar novos leitores, promover atividades de animação de leitura, fomentar o espirito de equipa e promover hábitos de leitura.

Atualmente trabalha numa escola e dinamiza regularmente sessões de Animação de Leitura direcionadas a crianças e jovens e, também, sessões para bebés (0-36 meses) em bibliotecas ou em IPSS.

Por: Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.