Consumidor

“Os televisores com ecrã curvo, cada vez mais publicitados pelas marcas, proporcionam realmente uma experiência diferente da oferecida pelos televisores com ecrãs LCD planos?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

deco_40_anos

A DECO INFORMA…

A publicidade garante que a visualização dos ecrãs curvos é mais envolvente. Temos dúvidas e achamos que esse efeito só se vai notar em diagonais muito elevadas e a uma distância reduzida do televisor. Por isso, perguntámos aos nossos leitores online que já utilizaram esta tecnologia. O novo produto correspondeu às expectativas de 90% dos inquiridos, mas, destes, só 43% garantem que a compra mudou muito a forma de ver televisão.

O bom funcionamento técnico, a definição do ecrã e a qualidade geral da imagem foram os critérios com elevada satisfação. Ter uma sensação de envolvência da imagem é o grande argumento de venda das marcas com ecrãs curvos e 79% dos inquiridos mostraram-se satisfeitos com o que viram.

Estes televisores contam com muitas funções, o que é normal para a gama em que se inserem. Apesar disso, os inquiridos confessam que raramente navegam na Net, usam apps, jogam ou recorrem ao blu-ray, por exemplo.

Na verdade, a função mais utilizada pelos participantes é a pausa ao vivo, mas esta característica é comum a todo o tipo de televisões e só pode ser usada por quem recebe emissões de TV em sinal aberto (TDT). No caso da TV por subscrição, a utilização da pausa das emissões é sempre feita através da caixa descodificadora e em nada depende do televisor usado.

A opinião dos nossos técnicos? Um ecrã curvo não difere em nada de um tradicional, além da diferença que salta a vista: a curvatura do ecrã. É difícil encontrar uma vantagem nesta tecnologia. Mesmo que permita estar centrado com o equipamento e ter a mesma distância de qualquer zona do ecrã, isso só será verdade para um utilizador. Um grupo de pessoas nunca beneficiará do mesmo efeito. E a curvatura tem a desvantagem de fazer deslocar rapidamente os reflexos visíveis no ecrã com um pequeno movimento da cabeça do utilizador, o que se pode tornar irritante.

A diferença de preço fala por si. Neste momento, é possível comprar um televisor com ecrã LCD plano a partir de € 50 (19 polegadas) e nos nossos testes encontra muitos modelos de boa qualidade. Antes de escolher a tecnologia, leia o nosso guia de compras e confira qual a diagonal de ecrã que mais lhe convém.

Categorias:Consumidor

PlanetAlgarve