S. Brás de Alportel

Em São Brás de Alportel, a primavera fez germinar o Fórum Municipal da Juventude

O Fórum Municipal da Juventude é um novo órgão consultivo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que dá voz aos jovens do concelho e apela à sua participação cívica, numa comunidade que se pretende cada vez mais participativa e inclusiva. A reunião preparatória do novo Fórum Municipal teve lugar no dia 23 de março, marcando o início de mais uma edição da “Primavera Jovem”, um programa de iniciativas em que os jovens são os protagonistas principais.

A proposta de criação do Fórum Municipal da Juventude foi aprovada pela reunião de câmara no dia 10 de março e consiste num projeto inovador face aos Conselhos Municipais da Juventude, permitindo a participação de associações de jovens, grupos informais e outros jovens, ainda que não integrados em quaisquer estruturas, mas que tenha interesse em participar na construção da sua comunidade.

“É dos jovens o futuro e são as novas gerações dos dias de Hoje as construtoras da sociedade que teremos e seremos nos dias de Amanhã”. É com este pressuposto que o Município de São Brás de Alportel considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens são-brasenses, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz.

Conforme refere a proposta de criação desta nova estrutura municipal “para que a política autárquica na área da juventude se revele eficaz é naturalmente essencial conhecer quais os reais anseios e aspirações dos jovens, as suas prioridades e os seus interesses, o que só é possível se ouvirmos atentamente a sua voz. Se ao invés de traçar uma política da Juventude para os jovens, o município for capaz de construir uma política da Juventude, com os seus jovens”.

Este novo espaço de participação dos jovens nos destinos da sua terra teve o seu arranque oficial com a primeira reunião preparatória do Fórum no dia 23 de março, que teve lugar no Centro de Artes e Ofícios, numa sala cheia de jovens, um momento muito especial durante o qual foi aprovada a proposta de regulamento e o logótipo do Fórum e onde foram divulgados programas de apoio para projetos e iniciativas, contando com a presença da delegação do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Proporcionar um espaço de partilha de opiniões e de experiências entre as diferentes associações e grupos de jovens, envolver os jovens nas decisões do município, incentivar o associativismo juvenil e direcionar as associações de jovens para a criação de parcerias e para a participação em programas de financiamento, bem como apoiar jovens empreendedores na criação do próprio emprego, são alguns dos objetivos deste Fórum Municipal da Juventude.

A criação desta nova estrutura surge num momento de fragilidade económica, em que os jovens enfrentam sérias dificuldades como a procura de emprego, sendo urgente escutá-los, apoiá-los e ajudá-los a encontrar soluções. Atenta a esta realidade, tendo por base um conhecimento profundo, que resulta de um trabalho desenvolvido no município, tendo por base relações de proximidade e parceria com as diversas entidades e estruturas locais, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel entendeu ser necessário criar um novo espaço comum de diálogo e reflexão que aproxime a autarquia e a juventude do concelho, fomentando definição e desenvolvimento de novas políticas municipais de juventude.

A primeira reunião do Fórum Municipal da Juventude, formalmente constituído, está marcada para o próximo dia 27 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Por: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.