Quarteira

Quarteirenses maravilhados com “Sopro de Vida” de Rão Kyao (19 fotos)

A Igreja S. Pedro do Mar, em Quarteira, foi palco na noite de ontem, sexta-feira, dia 10 de abril, de um inesquecível e tocante recital com Rão Kyao. O artista apresentou o seu novo CD  “SOPRO DE VIDA – MARIA”.

Tendo em conta as fantásticas qualidades acústicas deste templo religioso e à mestria de Rão Kyao nos instrumentos de sopro, previa-se um momento inesquecível,  o que se veio a revelar. Muitos foram os quarteirenses, e não só, que decidiram não perder esta oportunidade e, assim, guardar na sua memória uma noite para mais tarde recordar.

A Igreja S. Pedro do Mar foi, de facto, inundada de belíssimas melodias marianas de autores portugueses, interpretadas irrepreensivelmente por este mago da flauta de bambu, Rão Kyao, deixando todos os presentes rendidos a seus pés. Rão Kyao que, neste recital, foi acompanhado por Renato Silva Júnior no órgão.

Um grande momento que os louletanos também não irão, com toda a certeza, deixar passar, quando Rão Kyao repetir o recital amanhã, domingo, na Igreja de S. Francisco, em Loulé, a partir das 21 horas.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Mais sobre “SOPRO DE VIDA – MARIA”

Rão Kyao diz que este seu novo disco “é uma simples flauta de bambu com um órgão mas espero passar uma mensagem de fé e de esperança, de amor e caridade, através do som”.

A flauta de bambu, acompanhada ao órgão por Renato Silva Júnior, interpreta 21 temas litúrgicos e populares marianos no disco ‘Sopro de vida – Maria’.

O compositor, que começou a interessar-se por gravar música litúrgica quando participava no coro da paróquia da Parede, concelho de Cascais, considera que todos os temas do CD “são de grande beleza devocional e melódica», afirmando esperar «ter-lhes dado justiça”.

“Os temas selecionados contêm obras de grandes autores consagrados do nosso país e vários temas de origem popular que nos tocaram pela sua simplicidade, profundidade devocional e riqueza melódica», escreve Rão Kyao no livrinho que acompanha o disco.

Para Rão Kyao, a música “ajuda a aproximar de Deus”, sustentando que a música é “talvez o melhor veículo para revelar o que é misterioso”.

Recordamos que o primeiro disco do projeto ‘Sopro de vida”, com subtítulo ‘Ao ritmo da liturgia’, foi lançado em 2011, por ocasião da celebração dos 75 anos do Seminário de Almada.

Segundo Rão Kyao, “decidimos continuar o nosso propósito com uma edição que contempla apresentar uma série de temas, sempre de autores lusitanos, dedicados a Nossa Senhora, que tanta devoção tem neste país e tanta inspiração tem lançado no coração de todos aqueles que expressam o seu amor por Ela através da música”.

RÃO KYAO: SOPRO DE VIDA – MARIA

Intérpretes: Rão Kyao (flauta) / Renato Silva Júnior (órgão)
Produção: Almada: Seminário de S. Paulo de Almada, 2014

Temas do CD

  1. “Ó Senhora do Rosário” (versão coral / António Cartageno)
  2. “Senhora Nós Vos Louvamos” (Manuel Faria)
  3. “Ó Virgem Maria” (popular)
  4. “Quem Vos Escolheu, Rainha dos Céus” (J. Pedro Martins)
  5. “Senhora Um Dia Descestes” (Carlos Silva)
  6. “Quão Bela És, Mãe Imaculada” (popular)
  7. “Senhora Nossa, Senhora Minha” (popular)
  8. “Bendizemos o Teu Nome” (popular)
  9. “Como Maria” (Carlos Silva)
  10. “Dai-nos a Bênção Ó Virgem” (popular)
  11. “Tu És a Glória de Jerusalém” (Manuel Luís)
  12. “Minha Senhora e Minha Mãe” (Manuel Faria)
  13. “Salvé Nobre Padroeira” (popular)
  14. “Com Minha Mãe Estarei” (popular)
  15. “Ó Senhora da Azinheira” (Manuel Faria)
  16. “Santa Maria, Mãe de Jesus” (J. Pedro Martins)
  17. “Ó Virgem do Rosário” (popular)
  18. “Nossa senhora de Fátima” (António Cartageno)
  19. “Nossa Senhora do Carmo” (popular)
  20. “Senhora da Graça” (instrumental de Rão Kyao)
  21. “Sobre os Braços da Azinheira” (popular)

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.