Desporto

MAIS UM HERÓI DE QUARTEIRA | Manuel José Lampreia bateu o recorde de 12km cabeceando com a bola (123 fotos)

Este sábado, 11 de abril de 2015, Manuel José Lampreia realizou mais uma aventura. O objetivo era ultrapassar 12km dando toques de cabeça na bola, meta concretizada ao perfazer a distância de 12,1km, mesmo contra as forças da natureza na parte final deste seu titânico feito, o que lhe deu ainda mais grandiosidade. Manuel Lampreia detém ainda a fabulosa marca de 21 mil toques de cabeça na bola.

Com a bola de saída a ser mandada pelo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, Manuel Lampreia saiu às 17 horas da Rua Vasco da Gama, em frente ao Centro Autárquico, numa bela tarde de sol, em direção ao topo norte da Rua Vasco da Gama, invertendo a marcha em direção ao  Calçadão. Este percurso seria percorrido tantas vezes quantas as necessárias para ultrapassar os 12km, sempre acompanhado de elementos do grupo de marchadores e corredores Quarteira Night Runners e por ciclistas do BTT-Quarteirense, que iam abrindo caminho ao campeão.

Surpreendidas pelo aparato, as muitas pessoas que polvilhavam a marginal e o calçadão iam perguntando de que se tratava. Devidamente informadas da tentativa de bater o recorde do mundo, muitos foram aqueles que o foram saudando, aplaudindo e incentivando. Muitos foram também aqueles que aproveitaram esta verdadeira maratona para registar fotograficamente e em vídeo a passagem de mais este herói de Quarteira.

Já muito perto dos 10km percorridos, ao chegar à Avenida Infante de Sagres, junto ao Restaurante Rosa Branca, surgiram no horizonte nascente nuvens ameaçadoras pontuadas por um belo arco-íris. Manuel Lampreia disse que a chuva não o assustava. O vento, esse sim, é que podia prejudicar a sua técnica, pois podia levar a bola. E foi nesse mesmo local que o vento começou a soprar forte. Manuel Lampreia decidiu então voltar para trás, em direção ao local de chegada, o final da Rua Vasco da Gama, mais abrigado do vento. Aí chegado, S. Pedro decidiu castigá-lo com um forte aguaceiro.

Mas nem isso demoveu Manuel Lampreia. Com a coragem e determinação que o caracterizam, agora lutando também contra as forças da natureza, foi mantendo a sua árdua tarefa em perseguição ao sonho. Foram muitas dezenas de voltas subindo e descendo a parte norte da Rua Vasco da Gama, terminando junto à Pastelaria Bianca.

E logo ali a gerência do Snack Bar Bola 8 colocou a casa à disposição de Manuel Lampreia para, no final da gigantesca aventura, beber tudo aquilo que quisesse.

Finalmente, cerca de 3 horas e 14 minutos depois, já passava das 20 horas, foi-lhe dado o tão esperado sinal: estava cumprida a missão. Estavam percorridos 12 quilómetros e 100 metros cabeceando a bola, recebendo fortes aplausos dos apoiantes mais resistentes que acompanharam a parte final desta grande façanha.

Manuel Lampreia foi então entrevistado pela TVI e pela CMTV e houve ainda lugar à entrega de uma prenda da Junta de Freguesia de Quarteira pelo seu presidente, Telmo Pinto, num momento que contou também com a presença de Sónia Neves e Jorge Guerreiro, do executivo da junta de freguesia.

Manuel Lampreia confessou-se “extremamente feliz mas também extremamente cansado. Possivelmente, sou o melhor do mundo a fazer isto”, sublinhando que em momento algum pensou em desistir.

Agora, Manuel Lampreia persegue um novo e grande sonho: entrar no Guiness Book – Livro dos Recordes para ver materializado o seu feito.

A iniciativa, inserida na Loulé – Cidade Europeia do Desporto 2015, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, Quarteira Night Runners e BTT-Quarteirense.

Texto e Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Desporto, Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.