S. Brás de Alportel

Investimento contínuo no Parque Escolar são-brasense garante condições de excelência

A educação continua a ser uma soberana prioridade na Câmara Municipal de São Brás de Alportel, à qual a autarquia dedica todo o seu esforço, com contínuos investimentos na melhoria e modernização do parque escolar, de modo a assegurar à comunidade todas as condições para um ensino de excelência.

Neste momento, estão a ser finalizadas diversas intervenções que decorreram durante o período das férias escolares da Páscoa, de modo a minorar o impacto da sua realização no quotidiano da escola.

Uma das intervenções prende-se com o da via de acesso à Escola de Vilarinhos, com a demolição do muro existente e a sua reconstrução, e a criação de uma bolsa de estacionamento.

Desde a década de 1950, quando foi construída a Escola dos Vilarinhos que ano após ano, com o aumento dos veículos motorizados, a circulação na zona envolvente à escola, principalmente à hora de início das aulas e à hora do seu término se efetua com bastante dificuldade e causando transtornos aos colaboradores e familiares dos alunos e residentes.

Esta situação está finalmente a ser resolvida com uma intervenção que resulta de um acordo conseguido com os proprietários do terreno confinante com o caminho da escola, uma solução que irá beneficiar todos os intervenientes e melhorar a qualidade de vida neste espaço.

Trata-se de uma intervenção adjudicada à empresa local Sérgio Caiado Raminhos, lda, pelo valor de 16.095,40 euros.

Decorre em simultâneo uma importante intervenção na Escola da Mesquita, que tem vindo a registar nos últimos anos um acréscimo no seu número de alunos, prova de que as escolas do campo são promotoras de um ensino de excelência e importantes polos de dinamização das comunidades locais.

Mercê deste acréscimo de alunos, surgiu a necessidade de dar à escola um espaço com maior dimensão e melhor adaptado para que os alunos possam ter as suas refeições, em conjunto e sem atropelos.

Consciente dessa necessidade, a Câmara Municipal desenvolveu esforços para concretizar um projeto de ampliação do refeitório daquela escola, que neste momento já em fase de conclusão, trabalhos adjudicados à empresa local AJS, Barros, Lda, pelo valor de 11.111,11 euros.

Um conjunto de outras intervenções complementam este trabalho contínuo, em prol do desenvolvimento educativo do concelho.

Na Escola Secundária, está neste momento em conclusão uma intervenção que visou a reparação do Muro de Contenção. Mais uma vez, e por estar em causa a segurança e o bem-estar das nossas crianças e jovens, a autarquia vem substituir-se ao Ministério da Educação, que tem a responsabilidade da manutenção da Escola secundária José Belchior Viegas. Em 2014 a Autarquia, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, executou naquela escola um circuito acessível, desde a entrada e percorrendo todos os edifícios, para que todos os estudantes com dificuldades de mobilidade pudessem circular sem barreiras. Este ano, estando em perigo eminente de derroca o muro de entrada da escola, a Câmara predispôs-se de imediato a realizar as obras necessárias para garantir a segurança do espaço envolvente.

Os trabalhos consistem na demolição do muro existente e na construção de um novo muro em betão armado, material mais resistente e adequado à realidade existente no local.

Outra intervenção em curso prende-se com a pavimentação e tratamento do Campo de Jogos da Escola EB2/3 Poeta Bernardo de Passos. Desde a data da construção daquela Escola, no início da década de 1990, ano após ano, e sobretudo desde que a autarquia receber por delegação de competências do Estado, a responsabilidade na manutenção do edifício, a Câmara Municipal tem vindo a fazer inúmeros investimentos aos mais diversos níveis: na manutenção de persianas e portas, no mobiliário das instalações sanitárias, na cozinha, nas reparações de pavimento até ao nível das soluções de energia renováveis como recentemente foram dotados os balneários com painéis solares e com a criação de um espaço de apoio.

Nesta área, há já vários anos que os docentes da disciplina de educação física, bem como os responsáveis do agrupamento vinham manifestando a necessidade de efetuar uma pavimentação para repor a vitalidade no pavimento do campo de jogos poente, uma vez que o campo nascente foi pavimentado há cerca de 6 anos.

Consciente desta necessidade a Câmara Municipal reuniu as condições necessárias, com todo o esforço e rigor que execução destes trabalhos exige, para que a realização destes trabalhos de selagem e preenchimento das depressões do pavimento existente e posteriormente ser aplicado 2 camadas de “slurry” (um material adequado para o efeito), dignificando o espaço para a prática desportiva.

Segundo palavras do Presidente da Câmara Municipal, responsável pelo Pelouro da educação “Diariamente, pesamos prioridades e oportunidades, na busca da melhor gestão dos recursos da autarquia, e naturalmente que as nossas crianças, Futuro do nosso Concelho, estão sempre no centro das nossas preocupações. Acreditamos que a Educação é o pilar sólido do desenvolvimento da comunidade e por isso as nossas crianças e os nossos jovens continuarão a estar no centro das nossas preocupações. A educação é a arma mais poderosa na construção de um futuro melhor!”.

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.