AGENDA

Comemorações Populares do 25 de Abril em Faro

24 de abril | Largo de S. Pedro

Cantar Abril

25 de abril | Mercado Municipal

Manifestação por Abril

E ainda…

Museu Municipal de Faro

PROGRAMA

17H00 – Nos claustros do museu (de 25 de abril a 10 de maio)

EXPOSIÇÃO  PARA QUE NÃO SE APAGUE A MEMÓRIA

Retrospetiva histórica do período que medeia entre a instauração da Primeira República e a tomada de posse dos primeiros autarcas, em janeiro de 1977, após o 25 de abril de 1974.

17H30 – Na capela do museu

Exibição de documentário de SÉRGIO TRÉFAUT, UM OUTRO PAÍS, sobre Revolução e PREC

Faro recebe, em estreia, no dia 25 de abril, o documentário que está a causar sensação. Trata-se do filme Um Outro País, de Sérgio Trefaut, que constitui o mais completo repositório das imagens de arquivo que revelam como foi vivido o processo revolucionário pela população portuguesa. A exibição terá lugar a partir das 17h30 no Museu Municipal que será ainda palco de um debate/tertúlia, que nos trará diversas visões sobre os acontecimentos de 1974 e 1975. Desde logo, a perspetiva de António Costa Pinto, um dos mais respeitados politólogos portugueses; de António Covas, eminente professor de Economia, e do Almirante Martins Guerreiro, bravo capitão de Abril. A moderação é assegurada por Ramiro Santos, um homem da rádio, cuja voz e credibilidade são por todos reconhecidas.

A exibição do filme tem lugar às 17h30 e a tertúlia às 18h45. O evento é aberto à participação de todos e resulta da iniciativa da CMF e Civis.

UM OUTRO PAÍS, OU UM SONHO LINDO QUE ACABOU

O 25 de Abril foi a última revolução romântica do século XX. Muitos encontraram em Portugal um excitante laboratório de sonhos e política, pasto fértil para a evolução profissional de jovens e talentosos fotógrafos e realizadores. Pessoas como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Isserman, Santiago Alvarez, Pea Holmquist, Jean Gaumy, viajaram até Portugal e aqui viveram até à normalização democrática verificada em Novembro de 1975. Os registos que deixaram, constituem fonte preciosa para um entendimento mais aprofundado do que foi a Revolução dos Cravos, das expectativas que gerou na população e de toda a movimentação política,  económica e social durante o período conhecido como PREC. Um sonho lindo que acabou?

Um dos primeiros documentários de Sérgio Tréfaut, de 1999, agora recuperado, e que mostra a Revolução de Abril de 1974, sobretudo o período revolucionário que se seguiu até novembro do ano seguinte, exclusivamente através da lente de estrangeiros.

Após a projeção, o público será convidado a intervir para um debate com os convidados:

– ANTÓNIO COSTA PINTO Politólogo e professor de política e história europeia contemporânea no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

– ANTÓNIO COVAS Professor catedrático da Universidade do Algarve, licenciado em economia e doutorado em Estudos Europeus;

– MARTINS GUERREIRO Almirante, Capitão de Abril e membro da A25A.

O debate será moderado pelo jornalista RAMIRO SANTOS.

Uma iniciativa do Museu Municipal de Faro e da Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.