Empresas

Fábrica Criativa inaugurada em Vilamoura

A inauguração da nova Fábrica Criativa em Vilamoura teve lugar este sábado, dia 25 de Abril, uma data com forte simbologia que não foi escolhida ao acaso. A Fábrica pretende ser uma montra do que melhor se produz em Portugal, especialmente na área da moda e destina-se a ser um local de lançamento e valorização cultural para artistas e criativos nacionais. 

Bruno Fonseca, mentor do projeto, gosta de lhe chamar “fábrica de cultura urbana”, uma vez que a ideia é dar espaço e visibilidade à alta qualidade dos produtos nacionais que muitas vezes são desvalorizados e preteridos face às grandes marcas internacionais.

O poder asfixiante das grandes marcas muitas vezes não permite que os produtores nacionais tenham acesso às mesmas oportunidades e destaque, porém, não se pretende diminuir os produtos do exterior, mais sim “expor e valorizar o que vem de dentro restabelecendo o orgulho no que é nacional” explica Bruno.

Um espaço onde a moda, música, artes plásticas e fotografia nacionais se fundem, e onde os multiparceiros conjugam forças para provar que o que é nacional é bom.

Ao todo, são 10 as marcas criativas portuguesas que se uniram neste espaço, desde produtores de vestuário, joias, mochilas, bicicletas, turbantes, pranchas de surf, elaboradas por profissionais de diferentes áreas, designadamente: ReptoKimonoCMS Helmets – Fábrica de Capacetes, LTDNautPaulino Spectacleswhittle,Plâncton surfboardsMetro BikesDom Chique.

O cocktail de inauguração contou com concertos dos artistas Jeans Monroe, Sacik Brow, Risko, um novo artista local que lançou neste espaço a sua primeira música composta especialmente para a ocasião, entre outros.

Estiveram presentes diversas personalidades de diferentes áreas do panorama cultural nacional, entre as quais, Zé Manel (Darko), Alex (D’Alva) e o ator Pedro Barroso. Destaque ainda para a presença de Nuno Aires, ex-presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve e família, bem como Jorge Guerreiro, tesoureiro da Junta de Freguesia de Quarteira, entre outros.

Os convidados tiveram ainda a oportunidade de assistir à apresentação da nova coleção da REPTO – marca responsável pela organização deste novo espaço -, que lançou um novo padrão criado em homenagem ao ultramar e ao importante marco histórico da conquista da Liberdade e da Democracia em Portugal.

Os presentes foram ainda convidados a degustar a nova bebida “Dom Chique”, um licor de medronho e mel produzido no Algarve.

A Fábrica funcionará diariamente das 16h às 20h, período durante o qual desenvolverá um programa de eventos culturais e de moda.

O espaço conta com 5 zonas distintas: 

Zona de exposição de produtos de moda portugueses | Área black & white dedicada aos produtos desenvolvidos por marcas portuguesas. O espaço vai dar vida à sinergia criada inicialmente com cerca de 10 marcas criativas portuguesas onde o público poderá apreciar peças originais de alta qualidade. Desde vestuário, joias, mochilas, bicicletas, turbantes, pranchas de surf, as marcas 100% portuguesas uniram-se para mostrar o melhor do que é feito Portugal. Disponíveis estarão ainda peças únicas criadas da fusão entre marcas para a ocasião.

Zona Multimédia e Literatura | Local destinado às produções musicais e literatura portuguesa, onde é possível desfrutar do melhor da música e da escrita que se produz em terras lusas. Dos autores e produtores nacionais mais famosos aos locais que se iniciam agora e procuram um local de exposição que lhes possa proporcionar um maior impulso.

Zona de atuações | A Fábrica tem programados eventos semanais, onde será possível assistir a concertos, apresentações de livros, eventos de dança, e todo o tipo de eventos que sirvam de apoio a novos artistas e empreendedores. Uma zona dedicada à promoção do que melhor se faz em Portugal e cedida a quem merece destaque e um espaço de lançamento ou divulgação.

Zona Lounge | Uma área confortável e acolhedora onde os visitantes podem descansar calmamente, conviver e saborear um café.

Estúdio Fotográfico de Moda e Área de Exposições | No piso superior da fábrica funcionará uma área de trabalho criativo com um estúdio fotográfico concebido para produções de moda, onde em simultâneo poderão ser exibidas exposições.

Localização: Zona Industrial de Vilamoura (ao lado da RPL Clima) » seguir o link »

https://www.google.pt/maps/dir/37.1084547,-8.1233897/@37.1090069,-8.1221987,18z/data=!4m2!4m1!3e0

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Empresas, Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.