AGENDA

Dia Mundial da Dança: Sofia Dias & Vítor Roriz apresentam “Satélites” no Cine-Teatro Louletano | 29 de abril

Sofia Dias & Vítor Roriz apresentam na próxima quarta-feira, 29 de abril, pelas 21h30, no Cine-Teatro Louletano, o espetáculo “Satélites”, que pretende assinalar o Dia Mundial da Dança no Concelho de Loulé.

“Satélites” é um espetáculo para quatro intérpretes da dupla Sofia Dias ​& Vítor Roriz. Neste projeto, os coreógrafos continuam a sua pesquisa sobre a palavra como matéria dúctil; o corpo oscilante entre sujeito e objeto; a cenografia enquanto elemento móvel; a voz e o canto como aquilo que “extravasa” dos corpos.

A repetição, a transformação e a simultaneidade, são as ferramentas que Sofia & Vítor têm vindo utilizar na procura de materiais que se destacam pela sua precisão, obsessão e desvio das lógicas de composição e interpretação.

​“Durante o processo de criação de Fora de qualquer presente (2012), sentimos a necessidade de incluir mais um elemento em cena. Um ponto de fuga que quebrasse a regularidade do dueto, uma presença na periferia, que oscilasse entre a observação, pontuais interferências na ação dos outros intérpretes e a ativação funcional da cenografia. Num dado momento do ​espetáculo, referimo-nos a esse intérprete – o Filipe Pereira – ​como o ​”Satélite”. Assim surgiu o título para o projeto de 2015, motivado em parte pelo interesse em persistir na investigação deste tipo de presença. ​

‘Satélites’ é uma imagem para o que é periférico, para o movimento da e na periferia. Um movimento em relação a um centro que nunca se nomeia​ e cujo lugar não se determina​. Porém não interessa mais o centro que a periferia, mas a possibilidade de se influenciarem reciprocamente. Pensámos, então, no movimento da periferia como uma narrativa sobre o centro. Um centro de contornos imprecisos, uma nebulosa a partir da qual a narrativa vai adivinhando e distorcendo formas”.

Clément Garcia, Raúl Maia, Sofia Dias e Vítor Roriz são os bailarinos que participam neste espetáculo.
Este espetáculo é falado em inglês e tem legendagem.

O preço das entradas é de 12 euros.

“Satélites” é uma coprodução Culturgest (Lisboa), Materiais Diversos (Lisboa), Théâtre de la Ville (Paris), deSingel internationale kunstcampus (Antuérpia), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Open Latitudes – Latitudes Contemporaines, Vooruit, L’Arsenic, Body/Mind, Teatro delle Moire, Sin Arts Culture, Le Phénix, MIR Festival, Materiais Diversos – financiada pelo programa Cultura da Comissão Europeia, Residências Moduldance Art Stations (Poznan), Dance Ireland (Dublin), Duncan Dance Research Centre (Atenas), El Graner (Barcelona) – financiada pelo programa Cultura da Comissão Europeia Residências O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Centro Cultural do Cartaxo, Centro de Criação de Candoso (Guimarães), Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre, Alkantara (Lisboa), Centro Cultural de Belém (Lisboa).

Satélites

Satélites

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s