Albufeira

Presidência Aberta | Carlos Silva e Sousa reforça política de proximidade

A Câmara Municipal de Albufeira iniciou um ciclo de visitas pelas Freguesias do concelho para um contato mais direto com munícipes, empresários e instituições. Carlos Silva e Sousa deslocou-se à freguesia da Guia, na passada semana, auscultando as reivindicações e sugestões do presidente da Junta local e da população.

A freguesia da Guia serviu de ponto de partida para a nova forma de “auscultação das populações e das forças mais vivas do concelho”, que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira tem vindo a privilegiar ao longo do seu mandato.

Carlos Silva e Sousa, acompanhado pela sua adjunta, Ana Pífaro, e pelo presidente da Junta, Joaquim Vieira, visitaram alguns locais da freguesia que necessitam de intervenção municipal e contactou diretamente com a população, promovendo o diálogo e a interação com os munícipes e o comércio local.

“É importante ver in loco as situações reportadas pelos presidentes de Junta como de maior importância e urgência de intervenção”, destaca Carlos Silva e Sousa, alegando que “é sempre diferente do que receber uma comunicação em papel”. O autarca explica que esta jornada de visitas às freguesias têm o intuito de “tomar conhecimento dos ponto de maior interesse e, ao mesmo tempo, contatar a população, no sentido a ouvir os munícipes e assegurar uma gestão com maior proximidade das pessoas”.

O autarca visitou a Escola Básica 1,2,3 da Guia, cujo espaço exterior necessita de algumas reparações. Recorde-se que este estabelecimento de ensino, em funcionamento desde setembro de 2011, foi uma das obras estruturantes em termos de educação, com um investimento total a rondar os 7 milhões de euros- incluindo o edifício escolar, pavilhão e acessos.

Carlos Silva e Sousa deslocou-se também à Fonte da Guia, zona que carece de reabilitação através da colocação de mesas de merenda, de forma a dinamizar e atrair mais pessoas para esta zona pedonal.

O edifício do antigo ATL da Guia, atualmente desativado, fez parte do roteiro da visita, assinalado por Joaquim Vieira como um local a ser reaproveitado para outros projetos, entre eles o ensino de música a crianças e jovens. Na ordem de trabalhos esteve, ainda, o embelezamento da rotunda principal da freguesia, situada na EN125, a pavimentação da Estrada dos Barrancos, a recuperação do Polidesportivo da Guia, e a resolução de situações pontuais na Urbanização Sol Nascente.

Refira-se que a Presidência Aberta faz parte de um conjunto de medidas de proximidade, onde se inclui a descentralização das reuniões públicas camarárias que, no ano passado, percorreram todas as freguesias do concelho, assim como o Orçamento Participativo, que já vai no seu segundo ano. O objetivo passa por fomentar a participação ativa dos munícipes, sobretudo daqueles que se encontram mais afastados da sede do concelho, na resolução dos problemas a nível local.

Por: Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.