Silves

Escola de Silves adere à Missão POWER UP, programa educativo da GALP Energia

Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP: Galp lança programas educativos para um milhão de crianças

missao_power_up

A Galp Energia acaba de lançar mais uma novidade no âmbito dos seus programas educativos, integrados na política de responsabilidade social da empresa. Trata-se da Missão POWER UP, um programa nacional para crianças e jovens dos 10 aos 15 anos, que tem como suporte uma plataforma de jogos digitais com temas ligados à eficiência energética, fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética. Com este programa, a Galp Energia alarga o universo de alunos impactados pelos programas educativos. No Algarve, a Escola Básica Dr. Garcia Domingues, em Silves,  já aderiu a este projeto pioneiro que no próximo ano lectivo irá ser alargado a todas as escolas.  

Depois do sucesso da Missão UP | Unidos pelo Planeta, criado para alunos entre os 6 e os 12 anos, que desde 2011, já impactou mais de 800.000 alunos e esteve presente em cerca de 4.000 escolas dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a Galp Energia está a desenvolver para este ano letivo um novo programa educativo destinado a alunos mais velhos. Com a Missão POWER UP, a Galp tem como objetivo alargar e reforçar a sua mensagem de um futuro mais sustentável junto de uma nova geração. Os dois programas decorrem nas escolas de todo o País e destinam-se a cerca de um milhão de crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos.

A plataforma de jogos da Missão POWER UP foi criado e desenvolvida pela MESAboardgames e WIZ, em parceria com a Galp Energia e a Sair da Casca.

A Galp Energia pretende sensibilizar a comunidade escolar para temas relacionados com as diversas fontes de energia existentes e sensibilizar as crianças para o conceito de mobilidade sustentável, relacionando-o com a eficiência energética, nas suas casas e na escola, e com a sua pegada energética, para que possam desenhar a sua própria missão e ajudar o planeta. Pretende-se, assim, estimular, de uma forma lúdica, a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos e através delas – e da integração destes programas nas escolas – envolver as famílias e as comunidades locais.

Os projetos dirigem-se aos alunos mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais, e conta com o apoio e parceria institucional da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, a ADENE, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão Nacional da Unesco e a Direção Geral de Energia e Geologia.

A Missão POWER UP conta ainda, para este ano letivo, com o financiamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC).

Os dois programas, desenvolvidos pela Galp Energia, apesar de terem pontos em comum, diferem em alguns aspectos. Enquanto a Missão UP | Unidos pelo Planeta pretende sensibilizar toda a comunidade escolar para as temáticas relacionadas com as diversas fontes de energia existentes, através da mobilização de brigadas de alunos, orientados pelos professores, com a responsabilidade de criar e concretizar missões relacionadas com os quatro temas abordados, a Missão POWER UP promove a criação de equipas multidisciplinares que envolvam não só alunos, mas também diversos membros da comunidade escolar, com o objetivo de contribuir para a adoção de comportamentos associados a um consumo mais eficiente da energia na escola.

Por outro lado, enquanto na Missão UP os alunos se mobilizam para criar e desenvolver ações na escola e na comunidade envolvente, associadas à adoção de comportamentos mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia, a Missão POWER UP, é destinada a jovens dos 10 aos 15 anos e tem como ferramenta principal uma plataforma online com jogos pedagógicos.

As características do Projeto Educativo Missão UP | Unidos pelo Planeta, as suas fases, iniciativas, desafios e materiais pedagógicos podem ser consultados no site www.missaoup.com.

Em relação ao programa Missão POWER UP, a plataforma online onde estão alojados todos os conteúdos e os jogos pode ser consultada através do site www.missaopowerup.com. Este projeto conta ainda com uma aplicação onde podem ser descarregados os jogos que vão ser lançados ao longo do ano e uma página de Facebook (www.facebook.com/missaopowerup) onde todos podem consultar as novidades do projeto.

Por: Rosa Amaral – LisbonCommunicationOffice

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.