Consumidor

ZERO ROAMING | Campanha dos cidadãos contra a última fronteira da Europa

DECO, OCU, EIXO ATLANTICO e RIET iniciam campanha para pedir o fim do roaming em dezembro de 2015

logos

A DECO, a OCU – Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças – RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores – BEUC, lançam conjuntamente uma campanha digital, a nível europeu, de recolha de assinaturas, para apoiar a posição do Parlamento Europeu relativa à eliminação do roaming telefónico a partir de Dezembro de 2015.

A campanha lançada sob o lema “Zero Roaming”- www.change.org/zero-roaming, quer mobilizar os cidadãos contra o injustificado sobrecusto que, atentatório do Mercado único Europeu, afeta os direitos dos cidadãos e constitui a última fronteira da Europa.

O roaming constitui a última fronteira da Europa, com um impacto muito negativo para os cidadãos, prejudicando uma grande parte da população europeia. Este não é só um problema exclusivo dos turistas, mas também de estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores e cidadãos que habitam nas regiões das fronteiras internas da União Europeia.

Por isso, a Comissão Europeia propôs a sua eliminação e o Parlamento ratificou-a, concretizando o seu desaparecimento para o dia 15 de Dezembro de 2013. Lamentavelmente, a posição de alguns Governos dos Estados-membros, especialmente os do Sul, travou a proposta do Parlamento, privilegiando as posições das operadoras, em detrimento da posição dos cidadãos e pretende adiar, de maneira injustificada, a eliminação do roaming até ao ano de 2018.

Coincidindo com a reunião do Parlamento, a Comissão e Estados-membros, de que se espera avanços significativos sobre um possível acordo antes do Verão, as organizações promotoras lançam esta petição para que os cidadãos façam ouvir a sua voz, a favor do fim do roaming.

Este é mais um exemplo de como as grandes empresas impõem os seus interesses particulares, em detrimento dos interesses dos cidadãos e contra as decisões das organizações que os representam. Para lutar pelo interesses dos cidadãos, pedimos o apoio de todos para exigir o cumprimento da proposta do Parlamento Europeu e a eliminação do roaming em dezembro de 2015.

PROMOTORES DA CAMPANHA

DECO – Fundada em 1974, a DECO conta com mais de 480.000 associados. Tem como objetivos: informar e formar os consumidores, mediar conflitos com as empresas e instituições e reivindicar a adoção de legislação que melhor proteja os interesses e direitos dos consumidores.

http://www.deco.proteste.pt/

Eixo Atlântico é a entidade transfronteiriça que agrupa 38 cidades e entidades da Eurorregión Galicia – Norte de Portugal. Fundada há mais de 20 anos, trabalha para o desenvolvimento do sistema urbano das cidades do território.

www.eixoatlantico.com

A REDE Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET, agrupa 32membros, entre entidades locais, empresariais e universidades de toda a fronteira hispano-portuguesa. Representa os interesses de mais de 12 milhões de habitantes e de um milhão de empresas correspondente a um PIB de 188 milhões de Euros.

www.rietiberica.eu

OCU. Organização de Consumidores e Usuários de Espanha (OCU) é uma associação privada, independente e sem fins lucrativos. Nasceu em 1975 para promover os interesses dos consumidores e ajudá-los fazer valer os seus direitos. Os seus mais de 300.000 associados são os que, com as suas quotas, financiam as atividades da organização. A OCU orienta o sue trabalho tendo em vista a constante melhoria das condições de vida dos consumidores e utentes.

www.ocu.org

Por: DECO

Categories: Consumidor, Europa

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.