AGENDA

Ciclo “Conversas de Graúdos Sobre Miúdos” encerra com importância da literatura oral enquanto diálogo lúdico-pedagógico entre gerações | 16 de junho

O ciclo Conversas de Graúdos sobre Miúdos termina no próximo dia 16 de junho, terça-feira, com o tema “A mediação da literatura oral – um diálogo pedagógico entre gerações”, apresentado por Olga Fonseca. Esta iniciativa, que teve início no mês de outubro de 2014, abordou várias temáticas como a nutrição infantil, o programa massagem nas escolas, o autismo, a terapia da fala, a literatura infantil, perturbações do sono, entre muitas outras.

Nesta última sessão, a realizar pelas 18h30, será abordada a temática da literatura oral – um diálogo lúdico-pedagógico entre gerações. De autoria desconhecida e/ou coletiva, a literatura tradicional faz parte de um património imaterial que é, simultaneamente, pertença, constructo, produto e produtor de todas e todos nós.

Se há alguns géneros que são relativamente estáveis, outros há que se oferecem à mudança – quem conta um conto, acrescenta um ponto. Pretendemos, com esta intervenção, refletir sobre a mediação destes textos, nomeadamente para rentabilizar as suas virtudes e minimizar aspetos eventualmente menos positivos.

Olga Fonseca realizou o mestrado em Estudos Literários Comparados, na Universidade Nova de Lisboa, apresentando a dissertação “O Processo de Individuação nos Contos Tradicionais. O Ciclo do Animal-Noivo”. Realizou o doutoramento em Literatura, especialidade de Literatura Oral e Tradicional, na Universidade do Algarve, apresentando a tese “O conto maravilhoso e o desenvolvimento de um raciocínio ético”.

É investigadora do Centro de Estudos Ataíde Oliveira (CEAO) e colaboradora no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT). É avaliadora externa da revista “Álabe”, da Red de Universidades Lectoras, publicada na Universidade de Almería – Espanha. Desenvolve investigação no âmbito da literatura tradicional e da literatura para crianças. É professora adjunta no Departamento de Línguas Literaturas e Culturas,  da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg. Tem colaborado com bibliotecas, jardins-de-infância e escolas do ensino básico, no âmbito da literatura para crianças e tem publicado artigos e apresentado comunicações na área da literatura para infância e da literatura tradicional de transmissão oral.

Confere-se certificado de participação.

A entrada é livre.

Por: Município de Loulé

conversas_graudos_banner

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.